24.2.10

Matéria publicada hoje em O Dia

Por Claudia Maria

Rio - Em vez de escola com tempo integral e prática de esportes no contraturno, apenas duas ou três horas em sala de aula. A falta de merenda para 66 mil alunos levou a Prefeitura de Nova Iguaçu a adiar o início do Programa Mais Educação para a semana que vem. Muitas unidades ainda não conseguiram fechar convênio com clubes e associações para receber os jovens nas horas extras. No Rio, estudantes da rede estadual sofrem é com o calor: termômetro marcava 40,2 graus ontem em unidade de Bangu. Lá, os aparelhos de ar-condicionado já foram instalados mas não têm data para começar a funcionar.


Na Escola Municipal Monteiro Lobato, no Centro de Nova Iguaçu, pais tiveram que pegar filhos mais cedo | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

O ano letivo de Nova Iguaçu começou com duas semanas de atraso, segunda-feira. Das 124 escolas da rede, 107 arrancariam com tempo integral, conforme anunciado pela prefeitura. A previsão agora é que o horário estendido comece a ser implantando gradualmente a partir de hoje em algumas escolas. O prefeito Lindberg Farias admitiu que será necessário “um período de ajuste” de pelo menos 60 dias para a implantação do horário integral em toda rede. Há dois dias, estudantes da manhã estudam das 7h às 10h, quando deveriam sair às 12h30. À tarde, o turno foi reduzido: alunos entram às 13h e saem às 15h, e não às 17h. O município recebe verbas do governo federal, através do Programa Mais Educação, para implantar a medida.

Na Escola Municipal Monteiro Lobato, no Centro, mães de alunos não esconderam a irritação com a falta da merenda. “É uma situação constrangedora”, queixou-se Odete Romão, mãe de Beatriz, 5 anos. “A prefeitura teve todo o tempo do mundo para solucionar o problema. Não é o meu caso, mas muitas mães não têm condições de bancar a merenda de seus filhos. Em muitos casos, ela é a primeira e única refeição da criança”, indignou-se Márcia Maria de Jesus, mãe de Roger, 6 anos, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental. “Essa escola é uma bagunça, falta água, merenda, professor, tudo”, criticou Andréia Freitas da Silva, mãe de André Luiz, 11 anos, aluno do 6º ano.

O secretário municipal de Educação, Jailson de Souza Silva, afirmou que a falta da merenda contribuiu para o adiamento do início do horário integral. Ele disse que algumas escolas ainda não conseguiram fazer as parcerias com clubes, igrejas, associações, entidades de classe e quartéis para realização de atividades extracurriculares, como esporte, oficinas de artes e cinema e reforço escolar.
SECRETÁRIO APONTA RAZÕES PARA ATRASO
A demora no pagamento a fornecedores é uma das causas apontadas para a não entrega da merenda. “O que ocorre, o que é normal, é uma margem de tempo de dois meses para que a fatura seja paga. A gente tem que checar se o serviço foi realmente prestado e com a eficiência exigida por lei. Os fornecedores entendem essa burocracia”, justificou o secretário, que negou dívidas com pagamento de merenda. Ele explicou que o adiamento da volta às aulas também se deveu aos estragos causados na cidade pelos temporais e ao Carnaval. Segundo ele, a proximidade do feriadão teria atrasado a distribuição, porque os alimentos teriam que ficar armazenados nas empresas para conservá-los. “Foi problema de logística”, minimizou.
Jailson de Souza Silva garantiu que hoje não vai faltar comida nas escolas de Nova Iguaçu. A diretora adjunta do Monteiro Lobato, a professora Rose Mary, também. “A merenda já está chegando hoje (ontem). Amanhã (hoje), vai estar tudo normalizado, com o início do horário integral e a merenda sendo servida normalmente. Quando tem Carnaval, essas coisas acontecem”, alegou.


Minha opinião

Vocês viram a resposta do secretário da falta de Educação? Pois é, ele diz que a falta de pagamento aos fornecedores causou esse problema. Aposto com vocês que se trata de mais um calote que vai ficar na conta da Sheila (se ele assumir)

Outro fato interesssante é que Lindberg não cumpro nada de Farias diz que precisa de 60 dias para adaptação. São exatamente os dias que ele precisa para ir embora (se for o caso) e a conta ficar para, adivinhem quem? Sheila Gama.

3 comentários:

Unknown disse...

Disse muito bem, a senhora dona Odete, a administração deste prefeito "garoto propaganda", teve o tempo necessário, para ajustar o calendário escolar e ter as soluções para abastecer as escolas cos os alimentos para que os alunos nas voltas as aulas, tivessem sua merenda garantida. Será que é tão difícil administrar estás coisas. Oprefeito é um pessímo administrado, não tem comando entre os seus secretarios. E a casa da mão joana, niguêm ntem competência, não há interesse paratocar e gerência a prefeitura. Já vai tarde. Mas antes deveria ser responsabilizado pelas mazelas que este ex cara pintada instalou na cidade de Nova Iguaçu.
Vamos alerta ao povo para não vota neste fracassado na política. Ele tem que encerrar sua carreira, já e agora.

Rogério Luiz Cunha disse...

Saiu nova matéria hoje, 25, no O Dia.
Na matéria divulgada ontem consta: "Muitas unidades ainda não conseguiram fechar convênio com clubes e associações para receber os jovens nas horas extras."
Isto tem cheiro de treta, maracutaia, "acerto", propina e superfaturamento.

Outro detalhe: Não haver fechado os contratos de fornecimento até agora não foi por falta de tempo. É sinônimo de pura incopetência, irresponsabilidade, desrespeito e descaso com a população.

andressa eliane disse...

Educação em tempo integral????Resposta:Professor Darcy Ribeiro.

Ou alguém acha que Maria Antonia Goulart e seu (eca)bairro-escola entendem mais do assunto????

Ela entende sim é de colocar projeto no papel e faturar muito, vendendo o mesmo...e todos sabemos quem é o rei de fazer estes projetos, né...
Mas o povo não sabe disso...nós é que temos de falar e colocar a cara a tapa