5.2.10

Lindomar ataca novamente

Por Claudia Maria

“POR QUEM OS MORTOS SE ENVERGONHAM 3”
Carlos Gilberto Triel

O prefeito Lindomar se deu conta de que uma coisa foi expor ao Figurinha o seu desconforto com o dedo do médico, a outra é ser-lhe dado o direito de esmiuçar a questão do seu exame de próstata na presença da vereadora Acariciana.
E ainda pensando na forma de dar o troco no seu Secretário do Dinheiro, Lindomar recebe a vereadora Flor das Flores
- Boa tarde prefeito; que Deus esteja nesta casa.
Lindomar impaciente não contava com aquela visita:
- O que trás a senhora aqui?
Flor das Flores estranhou a frieza do prefeito, mas disse:
- Lindomar, eu vim em busca de uma parceria da Prefeitura com a Câmara. Precisamos divulgar nosso trabalho nos órgãos de imprensa. O povo precisa conhecer a atuação dos seus vereadores...

Lindomar realmente não estava nos seus melhores dias:
- Deixa quieto. O povo não está nem aí. Diga aos irmãos da prosperidade que a senhora vai recapturar todos os Encostos e mandá-los de volta pro Haiti e já está de bom tamanho.

Flor das Flores estupefata:
- Mas que quê é isso! O senhor está me faltando com o respeito. Não admito que use o escárnio à minha condição de vereadora. Fui eleita pelo voto tanto quanto o senhor.

Lindomar, o cara pintada que foi sem nunca ter sido: - Essa é boa! A senhora comparar seus votos com os meus!
Flor levantou a cabeça como a encarar o prefeito:
- Como não!? O meu voto não tem o mesmo valor dos seus?
Lindomar, sincero como deveria ser o filho de Maínha:
- Não! Não tem o mesmo valor. O voto que a senhora recebeu foi o voto do cabresto em abençoado, e assim será até que a imitação barata de Vaticano que a senhora está submetida decida se a sua burocrática carreira pára ou continua.

Flor sentiu o nó na garganta, mas agüentou firme:
- Prefeito Lindomar, eu esperava tudo do senhor, menos essa grosseria! Quem o senhor pensa que é para falar assim?

Lindomar Paraíba, o Caçador de Hipócritas:

- Faça igual ao seu senador que apavorado de perder a reeleição, se maquia em óleo de peroba e, na TV aparece ajoelhado pateticamente diante de uma cruz conclamando os espíritas e todos que estão nas profundezas do INFERNO para orar e votar com ele. Tá ligada, irmã?

Flor sempre ouviu falar da existência do Anticristo, ali estava:
- O senhor fala como um ateu descompromissado com Deus a quem devemos obediência.

Lindomar e o melhor da teologia da libertação:
- Quanto mais INCONSCIENTE for esta sua obediência cega, mais perverso é o mal. Foi assim em Auschwitz.
- Esse fundamentalismo capital-religioso que a senhora abraçou é a desumanidade dentro da humanidade.

Flor das Flores não impediu que a lágrima descesse:
- SEU INGRATO! Quando o acusaram de desvio das verbas federais que chegam para os hospitais, eu me expus ao ridículo na Rio-Pampa ao dizer que o problema da saúde de Nova Laranja era antes de tudo uma crise nacional - quando na verdade sabemos que não é.
Flor faz gestos como dando a face para bater:
- Fui chamada de cara de pau e tachada de conivente com os seus desmandos pelo radialista macumbeiro Bebel Barbosa.
Flor das Flores ainda arremata: - Agora falam em Intervenção do Governo Federal na secretaria de Saúde! Ainda bem que o povo não saca essas coisas. Mas com que cara eu apareço diante dos formadores de opinião? Como eu fico? Diga seu prefeitinho, diga?

De repente, a ficha cai, Lindomar volta ao caráter de sempre:

- Ô meu mel, não fica magoado com o paraíbão não.Você e a minha mãe são as duas pessoas quem mais amo nessa vida. Jamais em minha vida machucaria quem tanto gosto.

Flor das Flores seca a lágrima na manga da blusa:
-Lindomar, o que você falou foi muito forte! Não mereço isso!
Lindomar e o charme com açúcar e com afeto:
- Oh minha Rainha das Flores, eu peço mil vezes perdão. Mas, não falei mentira. Voto de doutrinado nem a Deus pertence.
Flor se deixou levar e abriu o coração:
- Só faltou você dizer que eu renego as crenças dos meus ancestrais, permitindo a intolerância religiosa.
Hum, hum! Lindomar resistiu à vontade de falar sobre isso:
- Pois é. A imprensa desse lugar quer nos vê pelas costas.

A vereadora Flor enfim disse ao que veio: - Vamos procurar os jornais de Nova Laranja, o blog do Almeida e a Rádio Só Limões. Eu preciso conquistar outros espaços... Senão meu prazo de validade vence.
Lindomar voltou novamente a fechar a cara:
- Danosse! Não me fale dessa rádio que lembro logo do affair do devasso radialista macumbeiro com a minha Tia Liduína.
Flor condescendente e cheia de planos:

- O macumbeiro é um Dom Juan, um limpa-trilhos, o que ele precisa é de um bom descarrego. Deixa só ele comigo.
-Amanhã mesmo eu o conduzo a uma de nossas Catedrais de primeiríssimo mundo, tudo coisa fina, do mais alto nível. Tenho a certeza de que converto esse moço obsceno a nossa crença e então as coisas tomarão outros rumos...

Lindomar levantou-se da cadeira à janela; olhando para toda a extensão da Serra do Madureira, vaticinou:
- Flor, a decisão em ir além do altar do Atacadão da Fé não deixa de ser uma luz na escuridão.
-Mas, o que recuso acreditar é como que uma moça tão jovem, bonita e inteligente ainda conceba que Deus ou o Diabo possam ser tão ingênuos...

Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Oração da Ave Maria, Segunda a Sexta-Feira 17:45 hs Rádio Tropical 830Am
Os personagens são fictícios; toda e qualquer semelhança com casos, fatos, lugares e pessoas é coincidência.

Nenhum comentário: