22.12.09

Sobre Hélio Porto

Por Claudia Maria

Há muito tempo que quero falar do Hélio Porto nesse espaço mas o prefeito irresponsável de Farias dá tanto trabalho que nem dá tempo. Mas, diante do que o pessoal da Prata colocou não dá para deixar de lado. Conheço Hélio Porto há quase 20 anos. Ele é um ótimo técnico que trabalhou em uma ONG chamada Fase prestando excelentes serviços durante muito tempo. Quando fui repórter de O Dia fiz várias entrevistas com ele. Dei muito espaço aos projetos e idéias de um cara que, naquela época, me parecia muito comprometido com a sociedade. Quando soube que estava no governo Lindberg fiz uma entrevista com ele para o ZM e ele falava, com os olhos cheios de lágrimas, do projeto de 20 anos que trazia na pasta. O projeto era de transformar alguns bairros em modelos como o Laranjeiras. Naquele momento pensei: "esse cara não vai durar nesse governo", porque já sabia que o governo Lindberg seria só de fachada e acreditava que Helio Porto não se prestaria a esse papel. Me enganei.
Meses depois vi o mesmo Hélio, que a gente chamava carinhosamente de Helinho, participar de uma audiência pública na Câmara onde mentia descaradamente sobre a verba para construção do viaduto da Posse. Depois, o mesmo Helinho se enganjou em projeto executado pela Queiroz Galvão para abrigar cargos de vereadores. Projeto para envergonhar qualquer sociologo sério pois um grupo era treinado para mentir para os moradores sobre as obras. E agora fico sabendo do papelão que fez no bairro da Prata. É triste que tenha esquecido o seu passado. É triste que esteja do lado de um governo reconhecidamente irresponsável. É triste que tenha jogado sua história no lixo e com ela seus projetos que tanto poderiam ajudar Nova Iguaçu e a Baixada.
O Helinho que conheci morreu junto com a esperança de ver aqueles projetos concretizados. Portanto, não são vocês que são burros, como ele disse, são eles que são mal intencionados e hipócritas.
Só posso deixar para eles os meus sinceros pêsames.

3 comentários:

andressa eliane disse...

Eu ainda tinha muitas esperanças no Helinho...conheci esse cara guerreiro...lutando por um ideal lindo...às 4h da madrugada, nas portas da Stub e etc..., vendendo cafezinho e chocolate para angariar fundos para o coletivo MTS...não é MST não, é MTS,ASSIBGE e etc...quando o reencontrei, sorri...agira posso voltar a ter esperança...e ainda tenho...ele tem ralado...é a maldita engrenagem que já emperrou...mas ele é fiel e vai junto, até o fim,na derrota ou na vitória...esse Prefeito não o merece, como ser humano...como profissional...ele é leal e pagará um alto preço por isso.

andressa eliane disse...

Hoje, 22/12, a Coafisop esteve em reunião no gabinete do Deputado Rodrigo Neves, presidente da Comissão de Obras do Pac,na ALERJ...ficamos de 13h às 15h...foi muito proveitosa e conseguimos protocolar um documento em que colocamos todas denúncias...esperamos a visita dos componentes da Comissão, muito em breve, aqui em NIguaçu, principalmente na Prata...estamos fazendo o que aprendemos com as Cartilhas da CGU: OLHO VIVO NO DINHEIRO PÚBLICO - ISTO É CONTROLE SOCIAL.

andressa eliane disse...

Várias vezes falei pro pessoal da ONG Fase(Aécio), que na Prata, por pura ingerência e falta de fiscalização, nos poços de visita, a Prefeitura juntou água pluvial(chuva)com esgoto sanitário...essa é a razão por que agora quando ocorre retorno das enchentes,vem aquela água preta e fétida!É COCÔ!
Nunca recebi nem um alô...
Só agora entendo o porque...o Hélio era da Fase e deixou discípulos...
E o que acontece com a portaria 357 do CONAMA?
Isto é crime ambiental e a Prefeitura pode ter que pagar uma multa altíssima...
PAC sem fiscalização, é dinheiro do povo aplicado sem reservas...
Isso em NIguaçu...já imaginou o que está acontecendo no interior do país...preocupante!!!!!
A palavra é FISCALIZAÇÃO.