27.8.08

Virótica

Há, nas ruas, rumores de pesquisas onde esse ou aquele candidato está na frente. Recentemente, fui abordado por um simpatizante do Governo Municipal, porém meu amigo pessoal, que veio com a seguinte conversa: "Lindberg está ... na frente do Nelson". Apenas ri e perguntei se teria como me passar, pelo menos, o número de registro da pesquisa. Queria apenas checar se procedia a informação, mas meu amigo não sabia dizer e foi ensaiado para falar apenas aquela frase.
O leitor deve estar se perguntando a razão de eu ter usado a variação do verbo ensaiar para fazer alusão à incapacidade de informação do meu amigo. Explico:
Acho que tenho uma estrada longa no jornalismo, principalmente na área política. Nessa estrada aprendi algumas coisas. O que está acontecendo na cidade é uma prática muito comum utilizada por assessoria de imprensa e ou marketing. Trata-se da "virótica", que é a arte de contaminar as pessoas com uma ou outra mensagem. Como o próprio nome sugere, a virótica é uma técnica de espalhar uma notícia ou um fato, ganhando as ruas nos botequins e padarias da vida. É como espalhar um assunto que necessariamente não precisa ser verdadeiro. Portanto, em resposta ao meu amigo, pode ser até que a propalada pesquisa exista, mas não me deixo contaminar pela virótica.

Nenhum comentário: