1.8.08

Momento oportuno

O pequeno artigo abaixo é muito interessante para um momento político em que estamos vivendo. Hoje, nos noticiários, ler sobre políticos com fichas-sujas é muito comum quando o assunto se refere a candidatos. Vejamos, então, o artigo do professor Vitório Barato Neto



A ORIGEM DA PALAVRA “CANDIDATO”

*Prof. Vitório Barato Neto



Na Roma Antiga, os candidatos a cargos eletivos vestiam uma toga branca como forma de identificá-los e diferenciá-los dos demais cidadãos romanos.
Por que os candidatos vestiam a toga de cor branca e não de outra cor qualquer? Eis aí a questão fundamental.
A palavra candidato vem do latim candidatus, que significa aquele que veste roupa branca. Quer dizer que, em sua origem, a palavra dá idéia de pureza, de brancura, de honestidade, isto é, para candidatar-se a um cargo eletivo, o cidadão precisava ser candidatus, ou seja, vestir-se de branco, como símbolo de sua idoneidade moral, para ser eleito.
Como as coisas mudaram! Ou, como diriam os antigos romanos: “Quantum mutatus ab illo!” Porque, nos dias atuais, parece que o “rouba, mas faz”, é um modismo, infelizmente!
Para muitos candidatos, em vez da cor branca, ficaria melhor vestir-se de preto, do latim niger (lembra-se da cerveja niger?). O candidato vestir-se-ia com uma beca preta, aquela usada nas formaturas! Pelo menos, ele mostraria aos eleitores sua verdadeira “face”, sua verdadeira idoneidade moral.

*Professor de Português e colaborador da UNAC

Um comentário:

Felipe Garcez disse...

http://proselitismoassumido.blogspot.com/2008/08/montagem-qualquer-semelhancia-mera.html

talvez seja interessante você ver a montagem.

Grande abraço!