14.3.07

Caros leitores, conforme havíamos prometido, segue a entrevista feita por este BLOG com o deputado federal Rogério Martins Lisboa (PFL).


1 – Quantos anos você tem? É casado? Quantos filhos você tem e onde você mora?

RL - 39 anos, casado, 2 filhos, Nova Iguaçu

2 – Quanto tempo você milita na política?

RL - Há 14 anos

3 – Conta um pouco da sua carreira pública.

RL- Fui suplente de vereador em 1992, assumindo logo de imediato. Depois, fui vereador em 1996 e em 2000 fui o vereador mais votado da história do município, com 1800 votos. Em 1993, fui secretário de Obras, Indústria e Comércio, depois fiquei no Legislativo por um período e retornei ao Executivo, novamente como secretário de Obras, saindo e me elegendo deputado federal em 2006

4 – Como vereador você fez parte de um grupo político que mudou o comportamento da Câmara. Como isso aconteceu?

RL - A Câmara, no seu dever de fiscalizar, acompanhou o governo do ex-prefeito Nelson Bornier, encontrando várias irregularidades, que foram investigados por CPI's e depois o relatório encaminhado ao Ministério Público, mudando, assim, o comportamento da Câmara, sempre governista.

5 – Este mesmo grupo apoiou Lindberg Farias (PT) na disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu, em 2004. Foi difícil aproximar o PFL do PT? Essa aliança poderá acontecer novamente em 2008?

RL- Não foi difícil essa aproximação, tendo em vista que o PFL e o PT fizeram oposição ao governo local, e essa aliança só não se repetirá se o PT for contra.

6 – Cogita-se que você pode ser o vice numa chapa encabeçada pelo PT na disputa majoritária pela sucessão municipal. Até que ponto isso é verdade?

Ainda é muito cedo para discutir o espaço para vice na chapa do Lindberg. Não penso nisso agora, no entanto, seria uma honra esse convite.

7 – Você teve mais de 60 mil votos na sua eleição para deputado federal. Você atribuiu isso a sua aliança com o prefeito? Houve peso a participação de Lindberg na sua campanha?

RL- A minha votação, eu devo principalmente ao prefeito Lindberg e ao amplo apoio que tive de vereadores e candidatos a deputado estadual

8 – Como deputado federal, qual tem sido a sua bandeira na Câmara? Quais projetos já apresentou naquela Casa?

RL- Horário integral nas escolas públicas tem sido e será, a minha bandeira na Câmara Federal. Fiz recomendações ao FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que privilegia o horário integral, e tenho algumas proposições que defendem a economia do Estado do Rio de Janeiro.

9 – Hoje você é o responsável por organizar o PFL na Baixada Fluminense. Quais os municípios você acredita que o partido terá candidato próprio para prefeito ?

RL - Tentaremos lançar candidaturas em todos os municípios da Baixada Fluminense. Podendo, porém, fazermos as alianças que entendermos ser importantes para o crescimento do partido nessa região.

10 – Qual a sua relação com César Maia? Você terá autonomia partidária para decidir sobre as alianças na Baixada?

RL- Minha relação com o prefeito César Maia sempre foi muito boa. No entanto, quem cuida do partido no Rio de Janeiro, é o deputado Rodrigo Maia, que também tenho boa relação. Este me delegou a tarefa de decidir sobre as alianças na Baixada.

11 – Faça as considerações finais que gostaria de fazer.

Espero na Câmara Federal, defender os interesses do Estado, principalmente da Baixada Fluminense, no que diz respeito ao desenvolvimento, as questões de natureza social e de infra-estrutura.

Nenhum comentário: