5.7.13

Emoção marca reabertura do ginásio da Vila



Valnei Costa, Thiago Portela, Dani Nicolsasina, Bornier, Adriano Santos e Cristina Quaresma 
observando ginasta Mariah Pires agradecendo em nome dos atletas
 
 
Prefeitura abre mil vagas para prática
de esportes na Vila Olímpica de Nova Iguaçu
 
         A prefeitura de Nova Iguaçu abre nesta segunda-feira, dia 8, mais mil vagas para crianças e adolescentes que queiram participar do projeto ‘Esporte na Vila’, nas modalidades de basquete, handebol, futsal, vôlei, judô, ginástica rítmica, capoeira, taekwondo e tênis de mesa. O candidato precisa ser morador da cidade, ter entre cinco e 17 anos de idade e estar matriculado nas redes de ensino, público ou privado.
         O anúncio foi feito na quinta-feira (4), pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, durante a reinauguração do Ginásio Poliesportivo da Vila Olímpica. A festa marcou também o reencontro de uma geração inesquecível de jogadores de futsal, a exemplo do iguaçuano Odair, campeão brasileiro da Liga Nacional, em 1996; Emerson, ex-Lacoruña, da Espanha, e Alex, que atuou no Flamengo e no Coritiba. Eles participaram do amistoso vestindo a camisa do Internacional (RS), que goleou a Seleção Iguaçuana por 4 a 1.
         A entrega do novo Ginásio Poliesportivo contou ainda com a participação de autoridades, atletas de várias modalidades esportivas da cidade e de representantes da sociedade civil organizada. A pequena ginasta Mariah Pires sensibilizou o prefeito Nelson Bornier, ao manifestar o seu agradecimento, “do fundo do coração”, em nome dos atletas da Vila Olímpica de Nova Iguaçu, pela oportunidade de ver o sonho de todos os colegas se tonando realidade. “Muito obrigada, prefeito”, disse, sob aplausos.
         Outro momento de emoção envolveu a participação da equipe de Hoquei de Piso, modalidade esportiva adaptada para atletas portadores de necessidades especiais. Houve ainda oficinas de capoeira, judô, handebol, tênis de mesa e ginástica rítmica.
 
MAIS INVESTIMENTO PARA O ESPORTE
As obras do novo ginásio poliesportivo da Vila Olímpica de Nova Iguaçu consumiram R$ 132 mil na recuperação do telhado, piso, banheiros, tabela de basquete e placar eletrônico, entre outros equipamentos custeados pela Vale do Rio Doce.
         Para o prefeito Nelson Bornier, a entrega do novo Ginásio, com arquibancada para 1.500 torcedores, “é mais uma motivação” para o incremento do esporte.
“A cidade vai ganhar em breve uma Vila Olímpica, com pista de atletismo e campo de futebol Society, também totalmente revitalizada e pronta para receber grandes eventos. E não vamos parar por aqui, porque continuaremos investindo no futuro dos nossos jovens”, anunciou o prefeito, ao lado da secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, e do subsecretário de Direito da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa.
         O deputado Felipe Bornier também participou da festa, ao lado do pai e prefeito Nelson Bornier. Ele lembrou que o esporte é um meio de inclusão social e que o governo municipal está fazendo sua parte. Ele anunciou que está lutando em Brasília por verbas, junto ao Ministério dos Esportes, para incluir Nova Iguaçu em alguns projetos, a exemplo do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal.
         “É um projeto que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral da criança, do adolescente e do jovem
 como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida”, explicou o deputado.
        
         RESGATE DA CIDADANIA
Para o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, a entrega do novo ginásio faz parte de um trabalho de resgate do esporte da cidade. Segundo ele, já a partir desta segunda-feira, o projeto “Esporte na Vila” aumentará o atendimento, passando de mil para duas mil o número de vagas nas modalidades de basquete, handebol, futsal, vôlei, judô, ginástica rítmica, capoeira, taekwondo e tênis de mesa.
         “Não se trata de uma simples entrega de equipamentos, mas a oportunidade de oferecer à população o contato direto com o esporte”, festejou o secretário, frisando que o projeto atende às crianças e jovens entre cinco e 17 anos, moradores da cidade e que estejam matriculados nas redes pública e privada de ensino.
         “O primeiro foco do projeto é a massificação do esporte. Depois, vamos à caça de talentos para representar a cidade junto ao Estado do Rio, nacionalmente e, quem sabe, também revelar futuros atletas para o esporte mundial”, afirmou.
         Na avaliação do secretário Municipal de Governo, Thiago Portela, Nova Iguaçu se tornará uma das três maiores potências do esporte fluminense, até o final do governo Bornier.
 “Logo que assumimos, o prefeito nos deu a missão de fazer uma virada no esporte da cidade. Graças a Deus, isto já está acontecendo, mesmo com todas as dificuldades financeiras que encontramos. Felizmente, conseguimos sensibilizar a Vale do Rio Doce e agora estamos realizando mais este sonho da revitalização do Ginásio de Esporte da nossa Vila Olímpica”, comemorou.
         A vice-prefeita, Dani Nicolasina, disse que a reinauguração do Ginásio da Vila Olímpica consolida a política do governo municipal de investir no futuro dos jovens, através do esporte. Segundo ela, além de ajudar a tirar das ruas e do crime crianças em situação de risco, o esporte também funciona como formador do caráter do cidadão. “É muito importante a gente incentivar o esporte, sobretudo neste momento em que o nosso país recebe uma série de eventos internacionais”, explicou.
 


Um comentário:

Anônimo disse...

Uma pena que seu blog tenha virado diário oficial de um governo que nada tem feito, amigo Almeida !