6ª Conferência de Cultura de Nova Iguaçu
Mestre Azulão recebe homenagem do secretário de Cultura Wagner D´Almeida
Quem participou da 6ª Conferência de Cultura de Nova Iguaçu, no último sábado (13.07), na Universidade Iguaçu (UNIG), no Bairro da Luz, aplaudiu de pé as homenagens do governo municipal a dois ícones da cultura da Baixada Fluminense, professor e historiador Ney Alberto, já falecido, e mestre Azulão, o poeta da literatura de cordel mais famoso do Brasil. Cantores como Fernanda Morais e a dupla Dinha e Tony, que cantaram o que há de melhor da MPB, deram um show à parte, além, é claro, da orquestra de violinos que tocou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Nova Iguaçu com o Coral Vozes da Cidade.
Representando o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, Thiago Portela, secretário Municipal de Governo, entregou à viúva de Ney Alberto, Ana Raquel de Jesus, a placa em homenagem ao historiador. Portela aproveitou a oportunidade para enfatizar que a cidade é berço de diversos talentos e que o governo quer apoiá-los. Promovido pela Secretaria Municipal de Ação Cultural, o evento, além de estimular discussões sobre o tema: Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura, estabelecido através do Ministério da Cultura, abriu espaço para a eleição do Conselho Municipal de Cultura.
Wagner D’Almeida, secretário Municipal de Ação Cultural, explicou que o objetivo da Conferência foi reunir o governo e a sociedade civil para debater e propor ações em relação ao desenvolvimento cultural. ”Convidamos toda a classe artística e histórica da cidade para traçarmos um Plano Municipal de Cultura para dez anos e darmos início à fomentação das políticas públicas de cultura para a cidade. O dia foi muito produtivo”, comemorou D’Almeida.
Durante a Conferência foram discutidos os seguintes eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.
Delmar Cavalcante, coordenador do Sistema Estadual de Cultura e representante da Secretaria de Cultura do Estado, destacou Nova Iguaçu como referência de cultura na Baixada Fluminense. “A cidade é um pólo que concentra talentos e que são exemplos para a região”, elogiou.
A mesa de abertura foi composta pelo secretário Municipal de Cultura, Wagner D’Almeida; secretário Municipal de Governo, Thiago Portela; ex-prefeito e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Mário Marques; subsecretária dos Conselhos Municipais, Cristina Penna; representante da Secretaria de Cultura do Estado, Delmar Cavalcante; representante da sociedade civil, Marcelo França; representante do Sistema Nacional do Livro, Literatura e Bibliotecas, Malena Cabral Xavier; reprentando o presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Maurício Moraes, o vereador Fernandinho Moquetá; historiador e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), Marcus Monteiro; representante da sociedade civil organizada, Luiz Carlos Drumontt; assessor da Secretaria de Governo do Estado, Jorge Gama. Os secretários Municipais de Assistência Social e de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Cristina Quaresma e Giovanni Guidone, respectivamente, também prestigiaram o evento.
Fonte: Assessoria de Imprensa com foto de Charles Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário