Nova Iguaçu vai ganhar sistema moderno
para acabar com o trânsito caótico da cidade
O prefeito Nelson Bornier anunciou neste final de semana a criação de um mega projeto de mobilidade urbana para acabar com o caos no trânsito em Nova Iguaçu. A cidade vai ganhar um moderno Centro de Controle, o ITS (Intelligent Transit Systems) parecido com o que já existe na CET-Rio, com câmeras, semáforos inteligentes, painéis de orientação, radares e equipamentos eletrônicos, inclusive para contagem volumétrica e do tempo de percurso do motorista.
O Centro de Controle, que integrará vários órgãos do governo municipal, será construído, possivelmente numa área da Avenida Dr. Salles Teixeira (antiga Araguaia), próximo a uma antiga retífica, de frente da Rodovia Presidente Dutra. Além de receber as imagens da cidade, a ideia é interconectar todos os dados para visualização, monitoramento, durante 24 horas, através de um grande telão, e análise de cada situação na sala de controle. O processo permite atuar, com rapidez, em tempo real, na tomada de decisões e solução dos problemas.
As mudanças, com prazo para entrar em vigor ainda não revelado, serão comandadas por Rubens Rodrigues Borborema, engenheiro, de 34 anos, que deixará em breve a gerência de monitoramento de tráfego da CET-Rio, na capital do Estado, para assumir a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu. O coronel Almir Costa, atual titular da pasta, passará a cuidar do setor de transporte, que envolve coletivos, vans e táxi e outros tipos de modalidade.
Rubens Borborema foi apresentado neste sábado (29), no Patronato São Vicente de Paulo, durante encontro do prefeito com todo o secretariado. Ele disse que a ideia é entrar na cidade com operações maciças de trânsito e uma grande logística para fazer o trânsito fluir. “Vamos fazer o que for necessário para melhorar o trânsito na região”, prometeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário