29.7.13

Pacientes da Saúde Mental recebem atendimento mais humanizado

      Humanizar e oferecer um melhor tratamento aos pacientes com problemas mentais. Essa é a proposta da Prefeitura de Nova Iguaçu que iniciou, através da Secretaria Municipal de Saúde, cursos de capacitação para os 50 cuidadores em  Saúde Mental aprovados no último processo seletivo realizado pela Semus.
     A ideia é qualificar e capacitar os cuidadores para que possam atender os moradores que residem em uma das cinco Residências Terapêuticas instaladas no município. A capacitação da primeira turma começou no início deste mês e será dividida em quatro módulos, abordando temas como as bases paradigmáticas da reforma psiquiátrica, a interação cuidador-usuário como métodos terapêuticos, o funcionamento do Programa de Volta para Casa, políticas públicas de saúde mental, entre outros.
      “A qualificação dos profissionais que atuam na área da saúde é fundamental para que possamos oferecer mais qualidade no atendimento, em especial aos moradores dessas residências terapêuticas que precisam de uma atenção diferenciada. O atual governo entende é preciso cada vez mais avançar na qualidade do profissional. E uma das exigências do Prefeito Nelson Bornier é a capacitação e qualificação de todos os profissionais que atuam na rede”, garante o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.
 
                                        Residências Terapêuticas
      O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) é um programa do governo federal que visa à reintegração dos pacientes internados durante anos em clínicas e hospitais psiquiátricos. Esses pacientes são retirados das unidades e passam a morar nas Residências Terapêuticas que possuem uma estrutura física e rotina semelhante à de uma casa normal, onde os “moradores” são tratados de forma a buscar a desinstitucionalização e reintegração efetiva, quando possível, ao núcleo familiar.
      O município Nova Iguaçu possui cinco Residências Terapêuticas: três unidades em Tinguá, uma no bairro de Monte Líbano e outra no bairro do Rancho Novo. A meta é de que até o final do ano outras três residências sejam incluídas no programa. Atualmente, 39 moradores estão inseridos no SRT de Nova Iguaçu. Nas residências eles participam de diversas atividades em grupo, assistem televisão, filmes e fazem passeios em locais públicos, como teatro e zoológicos.  
Saúde Bucal
Pela primeira vez em Nova Iguaçu, os pacientes das Residências Terapêuticas e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) recebem atendimentos odontológicos. O projeto, em parceria com os núcleos de Saúde Bucal e Saúde Mental de Nova Iguaçu, possibilita que os usuários tenham acesso a tratamentos odontológicos.   
            A primeira fase do projeto começou no início de julho, com a visita dos dentistas as unidades para avaliações. Na segunda etapa, os profissionais farão a orientação de higiene individual nos pacientes e promoverão palestras com familiares sobre o tema. A terceira etapa consiste no tratamento odontológico que será feito no Centro de Especialidades Odontológicas Dom Adriano Hipólito, onde um dentista da rede, especializado no atendimento a portadores de necessidades especiais e mentais, realizará todo procedimento. “Pacientes de Saúde Mental muitas vezes utilizam medicamentos que facilitam o aparecimento de cárie e doenças das gengivas, o que requer cuidado redobrado. Alguns sofrem com dor de dente e sequer conseguem relatar. Vamos fazer todo levantamento da saúde bucal desses pacientes e iniciar o tratamento o quanto antes”, afirma a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Semus, Gabriela Silva.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa - Fernanda Rodrigues

Nenhum comentário: