10.7.13

Conferência Municipal da Iguadade Racial (com observação)

Nova Iguaçu promove III Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
 
Foto de Thiago Loureiro
Rosângela Gomes discursando; Cristina Pena (esquerda); Cristiane Lamarão; Cristina Quaresma; Antônio Montenegro e Henrique Neves

     A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou hoje (10/07) a III Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, conforme Decreto Municipal nº 9.908, publicado em 17 de junho de 2013. A atividade foi realizada no Auditório da Universidade Estácio de Sá - Campus Nova Iguaçu, e teve como tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo, Por Uma Cidade de Todos”.
     A atividade foi presidida pela secretária Semas, Cristina Quaresma e contou com a presença dos subsecretários da pasta, Cristiane Lamarão, Valnei Costa e Ricardo França. Também compareceram a subsecretária dos Conselhos, Cristina Pena; deputada estadual, Rosangela Gomes, presidente do Instituto de Pesquisa Afro Cultural Odé Gbomi, Antônio Montenegro, e os vereadores Henrique Neves e Fernandinho Moquetá. Cerca de 150 pessoas da sociedade civil, entidades religiosas, ong’s e associação de moradores participaram da conferência.
     Segundo Cristina Quaresma, a realização da terceira conferência mostra o emprenho em fazer de Nova Iguaçu uma cidade sem preconceitos. “Esse é um momento onde vamos colocar nossas propostas sobre política de promoção de igualdade racial. Nossa meta é levar ideias concretas para a etapa estadual. Precisamos acabar com o racismo e oferecer uma sociedade justa para todos os cidadãos”, explicou a secretária.
      A deputada Rosangela Gomes foi enfática ao abordar a discriminação que a população negra sobre no Brasil. “Temos dados que mulheres negras recebem salários inferiores que as brancas, mesmo ocupando os mesmos cargos. Além disso, a violência contra a mulher negra também é maior. Precisamos nos posicionar. Não podemos aceitar esse tipo de situação. Fico feliz por ver que Nova Iguaçu está sendo pioneira em realizar essa conferência que busca uma sociedade melhor”, afirmou.
     Durante o evento, os presentes foram divididos em grupos de trabalhos que reuniram propostas nas áreas do trabalho, desenvolvimento econômico e social, segurança alimentar, saúde, educação, povos tradicionais, direitos humanos e segurança pública, juventude e diversidade cultural. Após aprovação, foram eleitos 15 delegados que representarão Nova Iguaçu durante a Conferência Estadual.

Ps. do Almeida: Segundo informações que possuo não foram eleitos 15 delegados, mas sim 17 delegados da sociedade civil organizada e nove representantes do governo.

Um comentário:

Unknown disse...

E a Deputada que foi tão bem recebida, ficou realçando em seu discurso que, o Prefeito Bornier deveria estar ali...como se ele não estivesse dando a devida importância à Conferencia...a secretária Cristina Quaresma deu-lhe a resposta com luva de pelica...