Ontem o prefeito Lindberg Farias (PT) publicou um decreto que mais parece uma procuração de plenos poderes ao secretário municipal de Governo, Tuninho da Padaria (DEM). Entre os poderes passados de Lindebrg para o seu secretário, está até o direito de representar o Município em acordos ou celebrações de contratos com os governos estadual e federal. Foi além: até com organismos estrangeiros. Vamos analisar:
Conheço Tuninho desde quando foi vereador entre 2000 e 2004. Ele, agora como prefeito de fato, governará Nova Iguaçu com pulso firme. Vai centralizar o poder, o que vai gerar algumas insatisfações por parte do secretariado. Walney Rocha (PTB, por exemplo, segundo informações que nos foram repassadas, já enfrenta um cabo-de-guerra com Tuninho. No entanto, a mesma fonte nos disse que a permanência de Walney Rocha à frente da secretaria municipal de Saúde está com o prazo de validade para vencer em janeiro de 2009. Mas, não param por aí as coisas.
Há, ainda, um outro fator que promete gerar um clima de disputa interna de poder na administração municipal. Se a deputada Sheila Gama (PDT) resolver assumir em janeiro, conforme ela já me confirmou por telefone, a cidade de Nova Iguaçu poderá viver uma situação inusitada. Em menos de quatro anos três diferentes gestores. O primeiro é o Lindberg Farias, que evidente que tirará proveito do cargo para conquista de espaços maiores. Outro será o Tuninho, que é evidente, também, que vai ajudar Rogério Lisboa na busca pela reeleição. A terceira gestão passará a acontecer em abril de 2010, com a saída de Lindberg da prefeitura e Sheila Gama assumindo a titularidade da caneta.
Logo é possível ver que o primeir ato de Sheila Gama será o de revogar o decreto publicado ontem. Ela trará para a figura do prefeito a responsabilidade de governar a cidade. Então surge o cenário de 2012. Dependendo do resultado de 2010, definindo quem serão os futuros deputados iguaçuanos, a disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu ganhará mais acirramento com o racha que acontecerá em 2010. Explico: Tanto Rogério Lisboa (DEM) tentará chegar à prefeitura quanto Sheila Gama. Além disso, surge o clã Bornier no horizonte. Em suma, a Prefeitra de Nova Iguaçu virou um mosaico que se renova na imagem até ganhar as verdadeiras cores em 2012.
Um comentário:
E legalmente é possivel isso???Aproveito para te deixar isso: http://www.discoveringlatinamerica.com/dlaff/schedule/event.php?id=263&date=2008-12-04&limit=8
tigu
Postar um comentário