5.5.10

Previni

Por Claudia Maria

A matéria abaixo está no site do PPS nacional e vale a pena.

William Passos

Vereador do PPS conduzirá investigações que apontam para “um grande esquema” que envolve o PT

Figuras do Partido dos Trabalhadores que, recentemente, foram citadas por envolvimento na fraude que quase quebrou a Bancoop – a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo – voltam à ser apontadas por participarem de um novo esquema.

O alvo desta vez é o Caixa do Instituto de Previdência dos Servidores do município de Nova Iguaçu (Previni), na baixada fluminense. O novo rombo chegaria a R$ 400 milhões.

Informações repassadas pelo vereador Thiago Portela (PPS), que preside a recém-criada CPI da Previni, dão conta que a corrupção no fundo de previdência dos funcionários de Nova Iguaçu tem ligações com a fraude ocorrida com a Bancoop. O parlamentar diz já ter informações de que parte do dinheiro da Previni foi investida na Cooperativa de São Paulo.

Portela disse que a suspeita é de que o desvio de recursos serviria para alimentar um esquema de caixa dois para o ex-prefeito Lindberg Farias, que é pré-candidato do PT ao Senado Federal pelo Rio de Janeiro. Uma das formas de desviar o dinheiro seria o desconto da parcela nos contracheques dos servidores municipais e o não repasse para o Fundo de Previdência.

O reforço à tese de abastecimento ilícito da campanha do petista está no depoimento prestado pelo corretor Lúcio Funaro, na CPI montada pela Assembléia de São Paulo para apurar a fraude na Bancoop. Ele disse aos parlamentares que a corrupção na cooperativa paulista teria, entre outros objetivos, o de bancar a disputa de Lindberg. O dinheiro, segundo Funaro, era repassado para José Dirceu, antes de chegar às mãos do prefeito do PT.

“A partir do momento em que o dinheiro foi investido na Bancoop e o presidente da cooperativa era o senhor Vaccari Neto, então, há a ligação de um grande esquema”, explica o presidente da CPI.

João Vaccari Neto está licenciado da Bancoop e é secretário de Finanças do PT.

Thiago Portela diz que na próxima semana deve reunir os integrantes da comissão para, entre outras deliberações, discutir a convocação das pessoas envolvidas no esquema e do ex-prefeito Lindberg Farias.

3 comentários:

andressa eliane disse...

Se o Prefeito vier a esta audiência, coloco meu amigo para andar nu na praça...kkkk
Gente, Lindberg nem lembra mais de NIguaçu...só lembra dos 266mil tolos que votaram nele.E esses, meus caros amigos,como diria Buarque, não ltem acesso ao blog...nem a nada...
Lindberg e sua trupe ou tropa, fizeram o dever de casa direitinho:deram esmolas aos pobres...mas de forma bonita e organizada...agora é parar de chorar e pensar muito em como reverter isso, ou esse cabra ainda vai pro Senado...aí a gente tá f. ...ferrado(temos que manter o nível!)

Unknown disse...

Vamos, alerta o POVO, e ferra este "cabra" da peste. Vamos manda-lo de vota para a "paraíba".
LINDBERG FÁRIAS NUNCA MAIS.

Unknown disse...

Cabe ao pode Legislativo fiscalizar o Executivo, para assegurar adequada administração da cidade de Nova Iguaçu. Uma apuração séria deveria interessar ao Executivo atual e o Legisladores, especialmente aos membros da CPI, a fim de buscar a verdade sobre os fatos suspeitos. Tudo deveria ser assim,, mas não acontece assim! Os governantes, com promessas de vantagens aos aliados, tudo faz para impedir as investigações verdadeiras. A oposição, ávida pelos quinze minutos de fama e outros benefício e despreparada ou desinteressada de uma real investigação, contribui também para o fracasso das CPIs, transformando-as em um espetáculo circense. Elas sempre fracassam. É triste e lamentável.