20.11.09

Olha o que ele anda dizendo por ai

Por Claudia Maria

Está no portal do ig

RIO DE JANEIRO - É polêmico o cardápio de soluções concebido pelo petista Lindberg Farias, pré-candidato ao governo fluminense, contra a violência que atormenta o Rio de Janeiro. Um dos principais opositores ao governador Sérgio Cabral (PMDB), ele prega negociação e anistia a traficantes e envolvimento das igrejas evangélicas na mediação dos conflitos espalhados pelas favelas da capital.

"O PT está entregando mais do que o PMDB pede", diz Lindberg


Lindberg inspira-se no exemplo da Colômbia, que em 2007 aprovou uma anistia desenhada para recuperar o controle de armas de fogo mantidas ilegalmente nas mãos de parte da população e dos grupos paramilitares. Ele condiciona a anistia ao desarmamento e a renúncia ao tráfico. “Não adianta fazer cara de bravo e propor só repressão”, diz Lindberg, em entrevista ao iG. “É preciso negociação, sem demagogia”.

O atual prefeito de Nova Iguaçu também sugere uma estratégia que, numa eventual campanha, pode custar-lhe a antipatia do carioca da zona sul e da Barra da Tijuca. Acha que o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes concentram esforços em demasia nas duas regiões. Segundo ele, as políticas públicas dos dois “funcionam como um Robin Hood às avessas”. Lindberg propõe o que chama de “bandeira mais equilibrada” – isso inclui a segurança e a prestação de serviços essenciais, como distribuição de água e transporte. “A diferença de policiais da zona sul para a Baixada Fluminense e os subúrbios do Rio é de 15 para um”, ataca.

As ações nas favelas também têm de mudar, propõe. “Ninguém chega no Leblon atirando para todos os lados, como fazem nas comunidades pobres”, critica, ao definir o que considera preconceito contra os mais pobres. Segundo ele, não há como discutir contenção de favelas na zona sul sem pensar na população de toda a região metropolitana. Ele é contra a construção de muros às margens das linhas Amarela e Vermelha – onde há favelas e tiroteios costumam interromper o tráfego.

A linha retórica de Lindberg atinge ainda a escolha carioca como sede da Olimpíada de 2016 e os planos de infraestrutura para a cidade receber os Jogos. “Não tenho nada contra o metrô que vai ser inaugurado em Ipanema e que depois vai para Leblon, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. Mas com um terço desses recursos transformaríamos todos os trens da SuperVia que cortam o subúrbio do Rio em metrô de superfície e revitalizaríamos a Zona

2 comentários:

andressa eliane disse...

Apesar de odiar a forma como ele administra NIguaçu, eu concordo com ele, em relação ao metrô até Jd Oceanico e a ter mais investimentos nos trens da SuperVia.A MAIORIA da população seria melhor atendida.
E,quanto ao pessoal da Zona Sul não votar e continuar essa linha divisória de riqueza/pobreza eles já estão sofrendo na carne a consequencia...a pobreza É UMA VIOLÊNCIA(em tão larga escala)que gera criminalidade e vai afetar primeiro os que tem mais...então não seria mais lógico acabar com essa mega-desigualdade social????
E se ele sair pelas igrejas,pedindo o desarmamento e todo o bábábá...os crentes vão se sentir os salvadores da pátria...se converterem em votos, um abraço...vamos chorar depois...
E não esqueçam de avisar que as eleições do PT são no domingo e que Papai LULA vai estar em Belford Roxo, na 2a.feira...com Cabral e Lindberg, juntinhos no mesmo palanque...e aí?Lula está apoiando Cabral, mas se o menino correr por fora e levar, Lula fará igual Pilatos...lavará as mãos.

Tigu Guimarães disse...

Independente de gostar ou nao..o que l'i aqui parece interesante...l'ogico, quem propoe nao tem muita moral para propor, mas, analizando bem, tem algumas questoes que sim deveriam ser aproveitadas, at'e por outros candidatos...a nota reslta que alguma coisa pode trazer uma antipatia do eleitorado da zona sul..e da{i??? se nao for maioria do eleitorado??? nas eleicoes de 1986 cheguei a comentar a um candidato que eu confiafa muito e sugeri< elel saia candidato por NI e de um partido de esuquerda> pq nao porpoe ter uma linha direta de NI para a Zona Sul do Rio?? como plataforma de campanha..a reacao: e vc quer que o pessoal da ZS me mate??? uma grande decepcao para mim...sei, e reconheco que a figura nao eh confiavel, mas o que se diz tem logica...e isso do controle da agua eh um tema que sempre sai nas campanhas e depois desaparece...