9.12.08

MP já escolheu novo procurador

Por Claudia Maria

Segue texto publicado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Marfan está de malas prontas.

Procuradores e Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro votaram hoje para a escolha do novo Procurador-Geral de Justiça, que dirigirá a Instituição no biênio 2009/2011. Os três mais votados, cujos nomes serão submetidos ao Governador Sérgio Cabral, foram Cláudio Soares Lopes, José Eduardo Ciotola Gussem e Luiz Roberto Saraiva Salgado, com 321, 317 e 281 votos, respectivamente.

A apuração teve início logo após o encerramento do pleito, às 17h. Dos 864 Procuradores e Promotores de Justiça, 755 compareceram ao auditório do 9º andar da sede da Instituição para depositar seus votos nas urnas. Além destes, 94 enviaram seus votos pelo Correio. O percentual de abstenção foi de 1,7%.

A Procuradora Marija Ymeh Rodrigues de Moura presidiu a mesa receptora e apuradora, composta ainda pelos Procuradores Levi de Azevedo Quaresma e José Antônio Leal Pereira e pelos Promotores Carlos Eduardo de Miranda Ferraz e Débora Cagy da Silva.

A lista tríplice será encaminhada ao Governador do Estado no dia 2 de janeiro de 2009 e ele terá 15 dias para nomear o novo PGJ. Caso não o faça dentro do prazo legal, o membro do MPRJ mais votado na eleição de hoje será investido automaticamente no cargo. O novo PGJ tomará posse em 17 de janeiro de 2009, em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.

Os demais candidatos tiveram a seguinte votação: Astério Pereira dos Santos (241), Leila Machado Costa (200), Marcos André Chut (171), Ertulei Laureano Matos (80), Antônio Carlos da Graça de Mesquita (34) e Rodrigo Terra (25).

Nenhum comentário: