4.1.07

Valei-me DEUS

Caro amigos, este BLOG retoma os seus trabalhos a partir de hoje. É bem verdade que durante o período de recesso, muitas notícias aconteceram, principalmente envolvendo a área da Saúde, setor que na administração iguaçana está falido. Tanto é que três matérias foram ao ar pela BAND e uma pelo RJTV, tratando deste assunto. Isso sem contar com a seqüência feita pelo Jornal Hoje referente ao tema.
Mas, vamos ao que interessa.

O secretário Ruy Aguiar, ao conceder entrevista ao vivo para o RJTV, cometeu uma gafe feia. Ele disse que a Saúde em Nova Iguaçu está um caos e que piorou nos últimos dois anos. Ora, nos últimos dois anos a administração era e é de Lindberg Farias. Com um secretário de Comunicação como esse, Lindberg nem precisa enfrentar o Blog Notícias do Almeida.

Falando ainda de Saúde, ontem aconteceu uma reunião extraordinária do sindicato dos prestadores de serviços na área da saúde para a Prefeitura de Nova Iguaçu. Ela teve início às 16h e foi realizada no auditório do Hospital de Caridade Iguaçu. Na reunião ficou decido que os prestadores de serviços vão encaminhar à Comissão Intergestora do Ministério da Saúde o descredenciamento de Nova Iguaçu da Gestão Plena. Essa notícia, que pode ser conferida na coluna Extra, Extra de hoje, significa que os prestadores de serviços não confiam no governo municipal. Eles querem que os repasses do governo federal sejam encaminhados ao governo do estado, que por sua vez fará o repasse diretos para os prestadores. A palavra mais pronunciada ontem, em relação ao governo municipal, era calote.
O respeitável médico Paulo Sant’Anna, que exerce o complicado papel de secretário-adjunto da professora, até que tentou amenizar o clima na reunião. Paulo usou todos os seus extintores políticos na condição de bombeiro do governo, mas não adiantou: Roma já estava em chamas e Nero em João Pessoa.

Quem pensa que as notícias sobre Saúde param por aí, está enganado. Uma reunião que aconteceu, na manhã de ontem, na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu mostrou que o setor vai virar alvo dos vereadores. O encontro, que seria para discutir a composição das comissões temáticas, tendo como pauta principal o caos na Saúde. Os vereadores pretendem realizar uma sessão extraordinária para discutir o sucateamento dos postos e o não pagamento aos fornecedores. Até a palavra CPI foi dita durante a reunião, mas pior que isso, o número de parlamentares que se viram simpáticos a abertura de uma CPI era mais que o necessário para a sua abertura. Portanto, não se assustem se a pedra cantada por este BLOG acontecer, e, Marli de Freitas, que responde pela pasta, ser convocada para depor na CPI. Ainda na reunião dos vereadores uma coisa ficou clara. A partir de hoje o secretariado de Lindberg Farias terá que se comportar diferente. Vereador não vai mais aceitar afrontas como as que aconteciam anteriormente. Isso o presidente Jorge Marotte garante.

Por falar em Jorge Marotte, em seu discurso de posse ele mostrou que não é tão manipulável assim como acredita Antônio Neiva e Fausto Severo Trindade. Ele disse que quer retomar a autonomia e independência dos poderes. Para quem sabe ler, um pingo é letra: vem a crise que este BLOG tanto anunciou.
Vamos voltar a reunião dos prestadores de serviços. Nela ficou decido o encaminhamento ao Ministério Público Federal um ofício do sindicato pedindo, nas entrelinhas, a quebra do sigilo das contas da Saúde e a movimentação financeira das contas. Isso vai dar melelê, gente.

Não querendo ficar fora dessa avalanche que cai sobre a secretaria de Saúde, a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, composta por Cláudio Cianni – presidente, Diva Bastos e Chiquinho da Ambulância, está aguardando o parecer do procurador da Câmara, Luiz Carlos Loyola, para encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado uma tomada especial de auditoria das contas da Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu. Isso é outro melelê!
Bom, amigos leitores, como podem ver, há clima de afastamento no ar. Vamos esperar para confirmar.

PS.: Desde fevereiro o Hospital da Posse vive de doações, mas este BLOG tem documento que prova que na verdade as doações, ou antecipação de entrega de material, acontecem desde o primeiro dos quatro secretários que passaram pela pasta. Ou seja: no início de 2005.

Nenhum comentário: