28.8.06

Êta governo complicado!

O governo Lindberg Farias entra para história da administração pública iguaçuana como recordista em ações na Justiça. Só para rememorar: Primeiro foi o caso do Nova Iguaçu Futebol Clube, que o prefeito queria dar subvenção mas que a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro foi contra. Depois foi a vez do Solzinho, que virou processo na Justiça e o prefeito teve até que alterar a Lei Orgânica Municipal para poder o símbolo da administração lindberguiana. Passado este caso, foi a vez do pedido de improbidade administrativa em razão da funionária Valéria Cunha ter sido nomeada como assessora do vice-prefeito, sendo que não há vice-prefeito na cidade. Logo após esse processo aconteceu o caso de afstamento da secretária municipal de Educação, Marli de Freitas, por suposta prática de irregularidade ao lançar no cadastro de alunos da rede municipal cerca de 1.314 alunos que estariam estudando em escolas particulares através do sistema de bolsas. Não páram por aí os casos da administração municipal na Justiça. Semana passada foi a vez de todos os membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL) serem afastados das funções por decisão judicial. Neste processo, o juiz deferiu o pedido do Ministério Público Estadual sobre a indisponibilidade de bens tanto de Lindberg Farias, quanto dos membros da CPL de da empresa Supernova Mídia e Comunicação, que prestou serviços a Lindberg na campanha e depois foi a vencedora da licitação para a publicidade da Prefeitura. Se não bastassem esses casos, outro está por vir. Trata-se da empresa de assessria de imprensa que presta serviços à Prefeitura de Nova Iguaçu. A Monte Castelo Idéias prestou serviços à campanha de Lindberg Farias e também foi contrata pelo Município para prestar serviços de assessoria de comunicação. Entretanto, existe servidores nomeados como assessores de imprensa nos quadros da prefeitura. Esse caso estava sendo investigado pelo Ministério Público e também deve virar ação judicial nos próximos dias, se já não é. Fora isso tudo que o BLOG relatou, existe outros casos como o do tridente desenhado próximo ao cruzeiro e a história do BID anunciada pelo prefeito Lindberg Farias, que dizia ser US$ 115 milhões, mas que na verdade é a metade desta verba. Isso sem contar com os dois pedidos de CPIs que aguardam a decisão da Justiça, assim como outros assuntos que estão para acontecer.
Este Blog também não poderia esquecer o caso da Codeni, que até agora não publicou suas contas e que vai virar caso de justiça em breve. Somada a essa avalanche de informações, está a não prestação de contas daq secretária de Saúde, Sueli Pinto, à Comissão Municipal de Saúde da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu e que poderá virar caso de representação na Justiça, já que os documentos solicitados através de ofício - este BLOG possui cópia - pelos parlamentares.
Analisando isso tudo aqui comentado, não é fácil descobrir a razão de Lindberg Farias ter sido vaiado no comício de Lula, sexta-feira passada. Comenta-se, nos bastidores da Prefeitura, que uma pesquisa mostra o quanto o prefeito caiu no índice de popularidade. Prova disso é que em algumas caminhadas nos bairros da periferia ele tem sido hostilizado pelos moradores. Até políticos que adoravam aparecer ao lado do prefeito estão cautelosos. Isso sinaliza que passado o processo eleitoral, Lindberg Farias vai enfrentar uma grave crise política que será emada da própria situação. O motivo é simples: pior do que ter a minoria, é ter a maioria insatisfeita.

Nenhum comentário: