Os cinco dias da 9ª Festa do Aipim levaram 150 mil pessoas ao entorno da Reserva Biológica de Tinguá. Sessenta e cinco barracas de comidas típicas, quatro restaurantes, parque de diversões, exposição de animais, dois estacionamentos gratuitos com capacidade para dez mil veículos, dois palcos, cinco atrações principais e mais 15 bandas locais, além do apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e posto médico, fizeram da Festa do Aipim um megaevento, referência para a Baixada Fluminense. Ao ouvir da população e dos artistas manifestações de elogios à infraestrutura que a Prefeitura montou para realizar um evento de grande porte, o prefeito Nelson Bornier afirmou que a cidade de Nova Iguaçu enfim ganhou, na área de 63 mil metros quadrados, seu espaço permanente para grandes eventos.
“Agora, sim, Nova Iguaçu ganhou um espaço que vai fazer da cidade referência de megaeventos na região da Baixada Fluminense. O trânsito fluiu normalmente, a segurança deu tranquilidade a todos, e a organização foi excelente. A soma de tudo isto contribuiu para o sucesso de público. Não tivemos qualquer problema para receber as multidões, que participaram ativamente da festança durante cinco dias. Foi um evento fantástico. O povo da região de Tinguá está de parabéns. Vamos cuidar das próximas festas e trazer melhorias urbanas e ambientais a toda região para que em 2014 os dez anos da Festa do Aipim vire uma apoteose”, exultou Bornier, depois de agradecer o empenho de todos que contribuíram para o sucesso do megaevento.
Preocupados com os deficientes físicos, Bornier e o subsecretário de Direito da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu, Valnei Costa, colocaram uma área reservada com direito a um acompanhante próximo ao palco e um banheiro químico adaptado também perto do palco e outro na entrada principal.
O show do grupo Revelação encerrou o evento, no domingo (11.08), e levantou cerca de 20 mil pessoas com seus maiores sucessos. O público foi ao delírio com a música “Tá escrito”, tema da campanha de Nelson Bornier, no ano passado. O grupo Swing e Simpatia, de Nova Iguaçu, abriu o show dos amigos do Revelação. “Bornier tem credibilidade, é sempre um prazer reencontrá-lo e ver que ele já está fazendo tanto pelo nosso município. Esse é o verdadeiro show da vitória de Nelson Bornier, que veio para revolucionar a cidade de Nova Iguaçu”, enfatizou Luciano Becker, vocalista do Swing e Simpatia.
Solícito com todos, o prefeito Nelson Bornier recebeu centenas de convidados, entre eles artistas, empresários, políticos e líderes comunitários, em seu camarote. Bornier caminhou e conversou com moradores da região de Tinguá em toda área da Festa do Aipim, assistiu eventos paralelos com o neto João na carcunda, jantou em barracas diferentes, visitou artistas nos camarins e só foi embora ao final dos shows. Ele comandou pessoalmente todos os serviços prestados pela Prefeitura na área do evento e a todos perguntava informações sobre segurança, trânsito, limpeza e a recepção da população. No último dia do evento, o prefeito chegou cedo à festa para comemorar o Dia dos Pais, acompanhado da primeira-dama, Lucir Bornier, do pai, Nelson Nunes, e da irmã Rosa Bornier. Os secretários municipais de Governo, Thiago Portela, de Cultura, Wagner D’Almeida, e de Assistência Social, Cristina Quaresma, também marcaram presença no último dia.
Com sua filha de seis meses no colo, a estudante Paloma Costa, 25 anos, moradora de Belford Roxo, revelou que só levou a bebê porque sentiu confiança na segurança do evento. “Estou impressionada com a qualidade das atrações e com o ambiente familiar da festa”, contou Paloma. E a família Santos, de Nova Iguaçu, declarou que não poderia ter escolhido lugar melhor para passar o Dia dos Pais. “Chegamos cedo, almoçamos uma comida maravilhosa típica da região, fomos ao parque de diversões, levei meu filho menor na fazendinha para ver os animais e curtimos os shows. Foi um dia agitado, porém muito tranqüilo e agradável. Nunca vi nenhum evento dessa magnitude tão organizado. A Prefeitura de Nova Iguaçu está de parabéns”, disse o motorista Alexandre de Brito Santos, 40, que estava acompanhado da esposa, a dona de casa Elizabeth Augusto Santos, 38, e dos filhos, Vinicius e Kauam Augusto Santos, 16 e 6, respectivamente.
SÁBADO
Daniela Mercury coloca público para dançar
No sábado, faltando 15 minutos para uma hora da madrugada, a cantora baiana Daniela Mercury subiu o palco para desfilar seus principais sucessos como “O Canto da Cidade” (Daniel Mercury e Tota Gira), “Ilê Pérola Negra” (Miltão, Renê Veneno e Guiguio) e “Á Primeira Vista” (Chico César), entre outros”. Daniela, acompanhada de bailarinos e dos filhos Gabriel e Giovana, abriu o show com “O samba da minha terra”, de Dorival Caymmi e colocou o público para dançar. Durante a festa, Andressa Santos o coroada rainha da Festa do Aipim. Foram apresentados ainda os participantes do concurso gastronômico. O vencedor do prato principal foi pirão de aipim.
Antes do show, Daniela Mercury recebeu o prefeito Nelson Bornier, o deputado federal Felipe Bornier e o secretário de Ação Cultural, Wagner D’Almeida, em seu camarim. Por cerca de 30 minutos os quatro conversaram sobre a política baiana e a conjuntura nacional. A cantora frisou que nunca se apresentou em Nova Iguaçu. “O público está animado e o show será muito bom”, disse Daniela. “Hoje (sábado) é o dia mais esperado, pois todos querem te ver, Daniela! Estamos encantados com sua presença na Festa do Aipim”, emendou Nelson Bornier. A baiana declarou ainda ser a presidente e fundadora da Ong Sol da Liberdade, que leva arte e esportes para diversos municípios.
Moradora de Tinguá, a estudante Maiara Ribeiro Teixeira, 17 anos, chegou às 19h para assistir ao show de Daniela Mecury. Junto com a amiga Suelen Matos Dias, 16, ela percorreu a área da festa e destacou a organização e segurança. “Este ano não tem engarrafamento e está tudo iluminado. A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa, pois Tinguá merece”, concluiu.
SEXTA
Daniel é a atração principal no terceiro
Uma verdadeira multidão conferiu a programação de sexta-feira (09/08) na 9ª edição da Festa do Aipim, que começou na última quarta-feira em Tinguá, berço da Reserva Biológica Federal. As atrações tiveram início por volta das 20h com a escolha da Rainha Mirim. O secretário de Governo, Thiago Portela, prestigiou o concurso e, ao lado da Miss Simpatia Belford Roxo, Lizandra Aquino, entregou o título para Catarine Victória, de 12 anos. O segundo e terceiro lugar ficaram com Julia Victoria, 9, e Juliana Oliveira, 8, respectivamente.
Após a eleição, o público de mais de 30 mil pessoas, segundo estimativa da Defesa Civil, pôde se deliciar entre as 65 barracas gastronômicas, horto, fazendinha, parque de diversões e artesanatos. Nem mesmo o prefeito da cidade, Nelson Bornier, resistiu a variedades de entretenimento, e fez questão de passear pelas dependências da festa.
Bandas locais também animaram o evento e às 23h30 a atração principal, o cantor Daniel, entrou no palco. O sertanejo fez uma verdadeira festa em Tinguá, colocando todos para dançar ao som dos seus sucessos como “Adoro Amar Você”, “Declaração de Amor”, “Estou Apaixonado”, “A Jiripoca Vai Piar” e “Fricote”. O artista brotense cantou ainda sucessos de Tim Maia, Roberto Carlos e Gonzaguinha, como “Maravida”, sua mais nova regravação e que é trilha sonora da novela “Amor à Vida”, da Rede Globo. Empolgado, Daniel agradeceu a recepção. “É uma honra poder voltar a Nova Iguaçu. Quero proporcionar uma noite especial para todos vocês e retribuir em dobro todo esse carinho que estou recebendo”, disse.Durante o show,
Daniel fez uma surpresa para os iguaçuanos. Ele relembrou a sua participação como jurado no programa musical The Voice Brasil e convidou para subir ao palco o cantor Vinny Brito, que participou da atração e fazia parte do time do sertanejo. Vinny, que mora na Posse, cantou o sucesso de Djavan, “Samurai”.
Para a dona de casa Janaína Martins, 31, a festa foi uma ótima opção de diversão. “Nem acredito que estou num show desses de graça. Trouxe meus filhos e todos estão adorando. Estamos muito felizes e seguros. É uma festa para toda a família. Valeu a pena”, comentou a moradora de Austin.
Na quarta-feira (07.08), o cantor gospel Thalles Roberto, ex-Jota Quest, fez um megashow de fé e esperança, que levou uma multidão de fãs para a abertura da 9ª Festa do Aipim. No segundo dia da festa, quinta-feira (08.08), foi a vez da dupla sertaneja Vitor e Léo agitar a galera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário