12.8.13

Festa com segurança

 
          A 9ª Festa do Aipim, realizada entre quarta-feira e domingo, no espaço de 64 mil metros quadrados do futuro Centro de Convenções, ao lado da Reserva Biológica Federal de Tinguá, em Nova Iguaçu, deixou cerca de 150 mil pessoas com água na boca e gostinho de quero mais. Foram cinco noites eletrizantes, de saborosos quitutes e diversão ao ritmo frenético de Thalles Roberto, Vitor e Leo, Daniel, Daniela Mercury, Swing & Simpatia e Grupo Revelação, sem registro de qualquer tipo de incidente.
         Para o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Max Fernandes, “a perfeita organização de toda a estrutura montada pela prefeitura” para a realização do evento, permitiu à Polícia fazer uma malha de proteção e segurança eficientes.
“Foi uma festa excelente, pacífica e segura, sem briga ou qualquer tipo de transtorno, tampouco registro de ocorrência policial”, festejou o oficial, que mobilizou 330 homens nos cinco dias de shows, dentro do palco de eventos, no entorno e nas vias de acesso. “A área física da festa foi muito bem projetada”, atestou.
         O público que degustou 50 toneladas de aipim e 30 de carne seca, nas 64 barraquinhas do polo gastronômico, instalado a céu aberto, numa área de 64 mil metros quadrados, também preservou o santuário ecológico, produzindo cinco vezes menos dejetos do que havia sido esperado pela Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb). Foram apenas cinco toneladas de lixo orgânico recolhidos pelos 230 garis mobilizados para a festa.
         “Por conta disso, conseguimos manter limpo todo o espaço da festa, onde espalhamos 50 containers, somente para o lixo orgânico. Montamos uma logística de homens e equipamentos para coletar até cinco vezes mais lixo. Mas o povo não fez tanta sujeira, como era de se esperar”, elogiou o presidente da Emlurb, Jorge Fernando Rosa Paschoal.
         O reduzido número de atendimento no posto médico instalado no Centro de Eventos também surpreendeu as expectativas do secretário municipal de Saúde, o ortopedista Luiz Antônio Teixeira Junior, que mobilizou 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros. Foram apenas 100 casos, nos cinco dias de festas, de pessoas que passaram mal, algumas delas por excesso de álcool e cefaleia, mas nada grave.
         “Pela estrutura que a gente montou, até que foi um evento bastante tranquilo, infinitamente abaixo de nossas expectativas para o número de pessoas que circularam pela festa”, diagnosticou o secretário de Saúde.
         Na avaliação do secretário municipal de Defesa Civil, Luiz Antunes, a resposta para o sucesso da festa “foi ter Deus no comando”. O órgão escalou 30 agentes, por noite, em apoio ao Corpo de Bombeiros e aos brigadistas de plantão, na prevenção contra incêndio e pânico, além de 20 fiscais da Postura cuidando da organização dos ambulantes no entorno do local da Festa do Aipim.
         Para Antunes, a 9ª Festa do Aipim foi um grande desafio, que caiu no gosto popular, servindo de laboratório para a versão 2014. “Acertamos o remédio, agora é ajustar a dosagem”, dsisse.
          “O organização foi perfeita, sucesso total, melhor do que esperávamos. Temos que parabenizar o secretariado e o governo de modo geral. Todos se envolveram de corpo e alma para que a festa chamasse a atenção do país para a beleza da reserva biológica e mostrar que o governo está com os olhos voltados para grandes realizações na cidade”, anunciou o secretário municipal de Governo Thiago Portela.
         Portela lembrou ainda que poucas pessoas acreditavam no sucesso da 9ª Festa do Aipim. “Até porque, os produtores da região não estavam preparados e nem organizados para um evento desta magnitude. Só que eles se capacitaram. Com isso, deixamos um legado de melhoria da qualidade da mão de obra, do preparo dos alimentos e no atendimento ao público. O governo do prefeito Nelson Bornier fez uma festa preocupado com a questão ambiental e da sustentabilidade, beneficiando a população e o meio ambiente, na região”, explicou Thiago Portela.

Nenhum comentário: