12.8.13

Mutirão



Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu, em parceria com as Secretarias de Saúde e de Educação, realizou no último sábado (10-08), na Unidade Mista Patrícia Marinho, no bairro Jardim Paraíso, o 1º Mutirão da Bexiga Neurogênica, que fez cerca de 200 atendimentos a  pessoas com deficiência que vivem no KM 32. O prefeito Nelson Bornier revelou que o objetivo é realizar  o mutirão uma vez por mês em outros bairros.
Durante o mutirão, pacientes e seus familiares tiveram acesso aos serviços disponíveis na Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como cadastro no Programa Minha Casa, Minha Vida Especial; banco de cadeiras de rodas; esportes adaptados; e vale social Riocard .
O urologista Francisco Coutinho fez o diagnóstico nos pacientes. O médico é referência no tratamento de bexiga neurogênica, que é uma disfunção da bexiga urinária devido a doença do sistema nervoso central.
O prefeito Nelson Bornier cumprimentou pacientes e acompanhou os cadastros. Ele destacou que o trabalho feito pela Prefeitura visa melhorar a qualidade de vida dos deficientes físicos, incluindo os que têm disfunção na bexiga. “Estamos nos esforçando e o setor de Saúde melhorou muito . A Secretaria de Assistência Social está também trabalhando para oferecer o melhor aos deficientes”, disse o prefeito, ao lado do secretário de Saúde Luiz Antonio Teixeira Juniior,
Com a  neta Lyah Guineve, 5 anos,  em um carrinho de criança, Jorge Luiz Antunes, 58, contou que a menina levou uma vida normal até um ano de idade.  Todos os exames foram feitos, mas os médicos não descobriram porque Lyah não anda e não fala. “No dia 19 deste mês irei à Secretaria de Assistência Social para que o caso da minha neta ser analisado novamente. Quero louvar a iniciativa da Prefeitura em fazer este mutirão, pois muitas pessoas têm dificuldade de locomoção. O atendimento perto de casa facilita muito”, disse Jorge Luiz.
O subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa,  explicou que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Nova Iguaçu tem hoje cerca de 260 mil pessoas com algum tipo de deficiência.  “A determinação do prefeito  Nelson Bornier é que não poupemos esforços para atendermos bem à população. Este mutirão é fundamental para facilitarmos ainda mais a vida das pessoas com deficiência”, concluiu Valnei.

Nenhum comentário: