25.3.08

Manifestação ou encenação?

Por Claudia Maria

Os Sindicatos ligados aos agentes de endemias de Nova Iguaçu se preparam para fazer uma manifestação amanhã, em frente à Prefeitura. Eles vão protestar contra a posse do mais novo Secretário de Saúde da cidade, o deputado estadual Walney Rocha. Eles questionam o nome de Walney em função do deputado ter pertencido ao grupo do deputado federal Nelson Bornier. Portanto, oposição. Dizem ainda que Walney não entende nada de Saúde, muito menos da epidemia de dengue que atualmente toma conta da cidade. Gostaria de saber onde eles estavam quando a então secretária Sueli Pinto admitiu publicamente que o dinheiro da Saúde estava aplicado em Fundo de Renda Fixa. Gostaria de saber também onde eles estavam quando as clínicas que atendem aos doentes renais e aos portadores de câncer quase fecharam por falta de repasse do SUS. Ou ainda onde eles estavam quando Marli Freitas ignorou as prioridades na Saúde, quando o Hospital da Posse praticamente fechou a emergência. Quando o Vasco Barcelos parou de atender dignamente os portadores de DST, de hanseníase e de tuberculose. E finalmente onde eles estão quando a epidemia de dengue toma conta da cidade em função do descaso demonstrado pelos ex-secretários e pelo próprio prefeito .
Durante todo esse tempo eles estiveram aplaudindo o prefeito em inaugurações, reuniões e seja lá o que for que o coronel mandasse. Não se importaram em trabalhar sem condições, sem veículos, sem raticida, sem o veneno contra a dengue e até sem mochila para carregar o material ou mesmo sem pagar o aluguel do prédio que ocupavam no bairro Moquetá. Então, o Walney é uma grande ameaça para quem? Para o povo de Nova Iguaçu que há três anos sofre pelo descaso do governo, ou porque ele vai mexer na estrutura carcomida que o PT montou na Saúde? Quero deixar claro que não saio em defesa do Walney, de jeito nenhum. Mas, até me provem o contrário, ele não é muito diferente dos outros que ocuparam o governo até agora. Fora Sueli Pinto e Walcler, os outros também pouco sabiam sobre o setor. Marli já enfrentava um processo sobre possível desvio de verba na Educação quando assumiu o cargo na Saúde e Henrique Jonhson era consultor do Bairro estória, ex-auditor da Finatec. Então, mais uma vez pergunto: Por que jogar pedra no Walney agora? Com a palavra os agentes de endemia dessa cidade, conselhos e federações de bairros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Claudia Maria.

Parabéns pela eloquencia, coisa lhe é própria.
Gostaríamos que os manifestantes se posicionassem publicamente neste debate que o BLOG está proporcionando. Podem até dizer que este BLOG é tendencioso!Mas, todo mundo é tendencioso.Mais um motivo para as lideranças das manifestações, darem aquí, a sua opinião!
Creio que estamos num ano eleitoral e devemos debater, sim,porque não?
Este BLOG é um veículo de imprensa!
Retruquem e defendam suas posições aquí!
Eu não ví o PT...Partido que eu sempre votei, fazer diferente.Até ví, no caso de Walcler Rangel e Sueli Pinto a implementação de uma gestão estratégica e participativa e o desenvolvimento da divulgação das Informações de Saúde.Relembro ainda que o Fundo Municipal de Saúde só passou a ter autonomia nos tempos da então Secretária de Saúde, Professora Marli.
Se o Dep. Walney não fizer diferente do que o PT fez até agora ... vai ser 0 X 0 entre Partidos e 0 x 0 para a população de Nova Iguaçu.ESPERO QUE NÃO!
Torço que faça uma boa condução pública e comprometida com avanços e desenvolvimento do Sistema de Saúde. Torço que faça a defesa do SUS. Torço para o cidadão iguaçuano e para os profissionais de saúde que aí se dedicam trabalhando sem humanização e sem condições adequadas!Desejo 1 X 0 para a população da cidade.E saibam que agora, neste BLOG, escrevo como cidadão e eleitor iguaçuano...mesmo não trabalhando mais aí.
Como faço uma proposta de debate neste veículo de imprensa, debate público e aberto! Com a palavra, "seres pensantes"!

Flaminio Freitas