3.3.08

E a Imprensa?

Por Claudia Maria

Desde que o prefeito Lindberg Farias assumiu a Prefeitura de Nova Iguaçu que a relação com a Imprensa local e a chamada grande mídia mudou na cidade. Quem acompanha a trajetória do rapaz sabe que ele sempre foi o queridinho da Midia. Quem não era Lindberg era simpatizante. Esse namoro acabou logo nos primeiros meses quando a Imprensa percebeu que o santo tinha pés de barro. O primeiro confronto aconteceu quando, a pedido do governo, o nosso Almeida foi demitido do Jornal Hora H onde escrevia uma coluna. Logo depois aconteceram outros problemas. Colegas de grandes jornais foram chamados de "jornalistas do mal" porque não "abanavam" mais o Lindinho. Elizeu Pires, do Tribuna da Região, foi proibido de distribuir seu jornal na Prefeitura porque tinha matérias contra. Outros colegas foram proibidos de fotografar prédios públicos. O ex-cara pintada se mostrou um ditador a moda antiga: "quem não está comigo está contra mim".
Percebendo que sua estratégia estava fazendo com que a Imprensa se afastasse ainda mais, ele mudou de tática. Agora, quando encontra o Almeida, abraça, diz que precisa dele, faz questão que todos os vejam juntos. Linbberg faz o mesmo com Gabriel Barbosa. O radialista faz duras críticas ao governo em seu programa Perfil da Baixada. O espaço sempre esteve aberto para o prefeito mas ele não tem coragem de encarar o debate, nunca apareceu por lá. Há alguns meses Gabriel vem recebendo ameaças por telefone e pelo correio. Há alguns dias seu irmão, Mauro Barbosa, foi raptado na porta do Country. Dois homens armados rodaram com ele pela cidade e no final veio a ameaça: "fala para o seu irmão deixar o prefeito em paz".
Semana passada Gabriel recebeu outra carta com o cúmulo da covardia. Agora eles partiram para ameaçar a filha do radialista de 12 anos. "Antes de matar vamos estruprar", diz o texto. Quem conhece o prefeito coronel, aprendiz de ditador, sabe que essa não é sua maneira de operar. Na minha opinião pessoal, ai só posso falar por mim, ele não faria essas ameaças. Ele prefere tantar desmoralizar o Gabriel publicamente dizendo que ele recebe dinheiro do Bornier para falar mal do governo. Mas, é claro, que trata-se de alguém querendo protegê-lo ou incriminá-lo. Nas duas hipóteses a situação é séria. Até agora, a Imprensa, salvo o próprio Hora H e o Tribuna da Região, ignorou o fato. Esse blog quer deixar registrado que a Secretaria de Segurança assim como a ABI e o Sindicato dos Jornalistas, serão procurados. Alguma coisa precisa ser feita antes que esses covardes cumpram a ameaça. Afinal, não sabemos com quem estamos lidando. Já está na hora da Imprensa sair do muro. Hoje é o Gabriel, amanhã pode ser qualquer um de nós.

Nenhum comentário: