Por Claudia Maria
A matéria que se segue está na internet, no Extra online, e achei interessante colocá-la aqui. Os números são importantes para quem diz que a corrupção não aumentou apenas está sendo mais divulgada. Nunca acreditei nessa máxima e, pelo jeito, os números mostram que eu estava certa.
Propinas custam US$ 1 trilhão por ano, mostra Bird; Brasil tem pior marca de corrupção em 10 anos
Valor Online
SÃO PAULO - O pagamento de propina custa ao mundo US$ 1 trilhão por ano, apontou o Banco Mundial (Bird) em relatório divulgado ontem sobre a qualidade da governança em nível internacional na última década. A instituição notou que muitos países pobres melhoraram significativamente a governança e souberam lidar com a corrupção nos últimos anos.
Tais melhorias são importantes para o crescimento sustentado no longo prazo, salientouDaniel Kaufmann, co-autor do relatório e diretor de programas globais do Instituto Banco Mundial, braço de pesquisa da entidade.
No caso do Brasil, o controle da corrupção alcançou no ano passado a pior marca em dez anos. O índice brasileiro ficou em 47,1 em 2006, em uma escala de zero a cem. Um ano antes, situou-se em 48,1. Em 2000, o país teve um indicador de 59,1, o mais alto.
O Brasil também viu deterioração nos últimos anos nos índices referentes à avaliação da eficiência do governo, da qualidade dos marcos regulatórios e da força da lei. Quanto à eficiência do governo, a marca do país foi de 52,1 no ano passado, em queda desde 2003. Esse indicador reflete a qualidade dos serviços públicos, a independência do governo e a implementação de políticas públicas.
Sobre a força da lei, relativo à análise da confiança da polícia e dos tribunais - o índice ficou em 41,4 no ano passado, o pior desde 1996, quando atingiu 50.
Nenhum comentário:
Postar um comentário