19.9.06

Polêmica nos próximos dias

Encontra-se na secretaria da Câmara de Nova Iguaçu um projeto de lei de autoria do vereador Marcos Ribeiro (PP). A proposta do parlamentar é alterar o nome do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, passando a denominar-se Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Ribeiro alega que sua intenção não é desmerecer a história do artista Sylvio Monteiro, mas sim homenagear outros tantos nomes que que se projetaram na cultura iguaçuana, nacional e até internacional. No projeto, as salas e dependências da casa teriam nomes de pessoas que se destacaram na cultura, inclusive o de Sylvio Monteiro. Para diminuir aquilo que pode virar uma polêmica a entre os artistas da cidade, ele cita, na justificativa do projeto, diversos nomes de pessoas como Procópio Ferreira, Roque da Paraíba, Waldeck Pereira, Afrânio Peixoto e Teresa Madeira, entre outros que já nos deixaram.
Segundo Marcos Ribeiro, a aprovação do projeto será corrigir um erro que foi o de não se fazer a justa homenagem a outras tantas pessoas. Ele alega, ainda, que uma das dependências poderia levar o nome de Sylvio Monteiro, mas o espaço hoje denomido com o nome do artista passaria a ser chamado de Casa de Cultura de Nova Iguaçu.
Tal proposta parece que não vai encomodar muito o atual secretário de Cultura, Marcus Lontra, que não conhece o passado do município. Entretando, tal projeto poderá dividir a classe. De um lado aqueles que acham justo a homenagem a Sylvio Monteiro e, do outro, aqueles que acham justo reconhecer outros expoentes que figuram na história de Nova Iguaçu.
O projeto deve ser apreciado pela Câmara nos próximos dias.

Nenhum comentário: