4.9.13

Esporte

CAMPEONATO IGUAÇUANO DE FUTEBOL
RETORNA ESTE ANO COM FORÇA TOTAL
 
Depois de Cerca de 20 anos em plena decadência, o Futebol Amador de Nova Iguaçu volta a ganhar força total, com o retorno, este ano, aos gramados da cidade, de times tradicionais, a exemplo do Morro Agudo, recordista de títulos; do Aliados, pentacampeão entre 1982 e 1986; do Cabuçu, campeão dos campeões, em 2007, e do Esperança, primeira equipe da região a disputar um campeonato de profissionais.
         A revitalização do futebol amador envolve uma parceria entre a Liga de Desportos de Nova Iguaçu, Prefeitura e a empresa Big Cola. O pontapé será dado nesta quinta-feira (5), às 19h,  com o lançamento, no Ginásio da Vila Olímpica, do Campeonato Iguaçuano de 2013, que já começa no sábado (7), com o jogo entre Linave, tetracampeão da cidade e Cyti Rio, no campo do Miguel Couto.
         A festa contará com a presença do prefeito Nelson Bornier e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, além dos jogadores Nunes, campeão mundial interclubes pelo Flamengo, e Guto, quatro vezes artilheiro de futsal defendendo o Vasco da Gama, bem como os principais dirigentes de clubes de futebol da cidade.
         Segundo Adriano Santos, a parceria envolvendo o governo municipal e a iniciativa privada é muito importante para o desenvolvimento do esporte de Nova Iguaçu. Ele lembrou que em muitos bairros, os clubes de futebol são a grande referência na questão do esporte e do lazer.
         “Queremos uma parceria que vá além do futebol. Queremos, no início do ano que vem, promover aulões de ginástica e muito esporte, de forma a oferecer melhor qualidade de vida para os moradores das regiões próximas às sedes dos clubes envolvidos neste projeto”, disse o secretário, anunciando a implantação de núcleos esportivos da Prefeitura com atividades de iniciação esportiva para os jovens.
         À frente, 16 anos, da Liga de Desporto de Nova Iguaçu, o presidente Luiz Paulo Pina atribuiu a decadência do futebol amador da cidade à profissionalização de clubes importantes, como o Miguel Couto, Heliópolis, Volante, Mesquita e Filhos de Iguaçu, que partiram para disputar o campeonato pela Federação Carioca de Futebol.
         “E os que ficaram na cidade, amargaram a falta de apoio da Prefeitura e de patrocínio para montar suas equipes, com a consequente e inevitável crise financeira que assolou os clubes da cidade. Isso tudo atrapalhou”, lamentou o presidente Pina.
        
CAMPEONATO COM DOIS GRUPOS
         O Campeonato Iguaçuano de Futebol será disputado por 14 clubes, em duas chaves (A e B) e jogos nas tardes de sábados e manhãs de domingos, para não confrontar com as partidas do Campeonato Brasileiro.
         Pela Chave A, jogam Aliados, Brasileirinho, Morro Agudo, Cabuçu, Ferroviário, Aymoré e Palmares. Na Chave B, estão as equipes do Linave, Cyti Rio, Esperança, Barros, Unidos do Cobrex, Raça e Horizonte. Os times jogarão entre si. Os quatros melhores classificados passam para a segunda fase.
         A primeira rodada começa no sábado, com o jogo entre Linave e o Cyti Rio, no campo do Miguel Couto. O restante dos jogos acontece no domingo, com as seguintes partidas: Brasileirinho x Morro Agudo; Cabuçu x Ferroviário; Palmares x Aliados; Unidos do Cobrex x Esperança; e Raça x Barros. Aimoré e Horizontes folgam nesta primeira rodada.
 

Nenhum comentário: