30.9.13

Cultura é testada pelo Encontrarte

Foto de Alziro Xavier
   O secretário Wagner D’Almeida - de amarelo - e o secretário de Ação Cultural, Marcelo Borghi, subsecretário, com a turma que produz arte. Na modesta opinião deste blogueiro, peças teatrais deveriam ser levadas para a periferia, nas praças e escolas, em finais de semanas.
 
               A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Ação Cultural, cedeu o espaço do Teatro Municipal Silvio Monteiro, na Casa de Cultura, no Centro, para cinco apresentações do XII Encontro de Teatro da Baixada Fluminense, o Encontrarte. A primeira peça, o monólogo “Olho”, da companhia Teatral Oops!.., de Goiânia,  foi realizada nesta segunda-feira (30.09) e lotou o teatro, com 150 pessoas. Wagner D’Almeida, secretário Municipal de Ação Cultural, explicou que o evento servirá como teste para reabertura da Casa de Cultura, no dia 19 de outubro.
            “Fizemos um esforço enorme para deixar tudo pronto e receber esse evento de grande importância para a Baixada Fluminense. O Encontrarte movimenta a cultura da cidade e coloca Nova Iguaçu em foco. Vamos aproveitar para testar luz, som e toda a nova estrutura do teatro. Queremos fidelizar o Teatro Silvio Monteiro como palco de grandes artistas”, destacou Wagner.
            Os organizadores do evento, Fábio Mateus, Tiago Costa e Claudina Oliveira, revelaram que, com apenas cinco dias de evento, o Encontrarte já reuniu mais de três mil pessoas. O trio disse que A Casa de Cultura de Nova Iguaçu é berço de talentos da Baixada. “É emocionante ver esse espaço todo reformado e com vida. Finalmente a Casa de Cultura de Nova Iguaçu ganhou a atenção merecida. A equipe é ótima e se esforçou muito para correr com a obra e deixar tudo prontinho para as nossas apresentações”, agradeceu Tiago Costa.
            Wagner D’Almeida e o subsecretário Municipal de Ação Cultural, Marcelo Borghi, entregaram o troféu Encontrarte ao ator João Bosco Amaral, que se surpreendeu com a estrutura do Teatro Municipal Silvio Monteiro. “É a primeira vez que me apresento no Rio. Uma honra realizar minha primeira apresentação na Baixada Fluminense. O espaço é aconchegante e a equipe técnica é muito eficiente. Os artistas ganham e a população também. Saio daqui com uma ótima impressão e com vontade de quero mais”, brincou o ator do monólogo “Olho”, da companhia Teatral Oops!.., de Goiânia.
            O Encontrarte teve início no dia 26 de setembro e encerra no dia 05 de outubro. As apresentações acontecem na Casa de Cultura de Nova Iguaçu e no Sesc, todas com entrada franca. Mais informações: www.encontrarte.com.br. Agendamento de público: 7343-0151, 9747-0599 e 3066-0054.

Próximas Encontrarte, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, acontecerão nos dias:
 
01/10 – 15h – A caminho de Belém – A cidade que tudo tem (classificação livre);
02/10 – 15h – Duas palhaças (10 anos);
03/10 – 15h - Espelunca (12 anos);
04/10 – 15h - O homem de dentro (16 anos).

 
 

Nenhum comentário: