30.10.07

Reação

Por Claudia Maria

Com base nas matérias publicadas no jornal O Globo nos dias 23 e 24 desse mês, o vereador Marcos Ribeiro propôs que seja criada uma comissão, contendo membros do governo e oposição, para investigar o que está acontecendo no Hospital da Posse. Marcos Ribeiro também enviou ofício para vários órgãos, entre eles a Presidência da República, pedindo que tomem conhecimento e providências. Marcos Ribeiro quer saber se se trata apenas de má gestão ou de corrupção mesmo. "O PT que fala tanto em direitos humanos deveria estar mais preocupado com pacientes do hospital que precisam ter os crânios abertos com martelo e furadeira de marcineiro por falta de material adequado", aponta o vereador. Por falar em direitos humanos, onde está Wally, quer dizer, onde está Luiz Eduardo Soares, defensor dos Direitos Humanos que ocupa um cargo nesse governo desgovernado? Será que os direitos humanos dos pacientes da Posse são diferentes dos que têm os presos?

Complicado

Por Claudia Maria

A presidente da Cooperativa que prestava serviços na área de Saúde em Nova Iguaçu, Márcia Araújo, fez sérias denúncias no programa Perfil da Baixada na Rádio Tropical Solimões. Ela afirmou que pagava 10% do total da prestação de serviço - R$ 50 mil - em proprina para alguém na Prefeitura. Márcia citou apenas o nome da pessoa que pegava o dinheiro com ela mas não disse para quem, no governo, era entregue o dinheiro. Ela disse ainda que teve não teve o contrato renovado porque se recusou a continuar pagando. A denúncia vai parar na Polícia Federal e alguns vereadores de oposição disseram que vão querer ouvir melhor a presidente. Talvez, Márcia não consiga provar o que disse, porém, é mais uma arranhada em um governo que está repleto de denúncias. Usando uma frase da chamada "esquerda": nunca na história dessa cidade se denunciou tanto um governo como agora. É bom lembrar que Márcia vai pedir garantia de vida.

29.10.07

Denúncia

Por Claudia Maria

Uma representante da Cooperativa dos Trabalhadores Diversos em Assistência e Administração para Hospitais ficou de fazer uma denúncia bombástica amanhã no Programa do Gabriel Barbosa na Rádio Tropical Solimões. É bom ficarmos atentos, parece que vem bomba por ai.

25.10.07

Parabéns!

Por Claudia Maria

Aos médicos do Hospital da Posse que tiveram coragem de denunciar o que acontece quando o familiar do paciente fica lá fora esperando e o ferido vai para a mesa de cirurgia. Tomara que eles continuem denunciando esse governo de coronéis e generais que só estão interessados em enriquecer cada vez mais. A coragem de vocês falta a imprensa local e alguns colegas da imprensa maior que se acostumaram a fazer a reportagem burocrática sem levar em consideração a dor da sociedade.

Vergonha!

Por Claudia Maria

Meus amigos e colegas dos jornais locais que me desculpem mas, não poderia deixar de registrar minha indignação ao ler matérias de ontem e de hoje no Jornal O Globo. Na matéria de ontem, o Globo dá chamada de capa mostrando que médicos do Hospital da Posse estão operando o cérebro de pacientes com técnicas do século XIX. Eles utilizam brocas não adequadas e até martelos para abrir o crânio. Isso porque não têm equipamentos adequados. A matéria mostra ainda pessoas sendo imobilizadas com papelão. São medidas extremas tomadas pelos médicos para salvar vidas já que o poder público parece não se importar. Mais uma vez vou lembrar que esse governo foi o que mais recebeu verbas para o Hospital da Posse nos últimos 20 anos e foi também o que mais prometeu fazer e o que menos fez. O pior de tudo isso que nossos jornais locais não deram uma linha sobre o assunto. Alías, há muito tempo que os jornais locais fazem vistra grossa para os absurdos que acontecem no Hospital da Posse e na área da Saúde em Nova Iguaçu. A mesma crítica pode se aplicada ao Conselho Municipal de Saúde que não se manifesta. Deixo a seguinte pergunta no ar: e se fosse um de nós a ter o crânio partido por um martelo ou um filho ou um parente próximo. Nossa postura mudaria?
O assunto foi tema de debate na CBN e no Jô Soares.

23.10.07

Reflexão

A notinha abaixo, postada por Cláudia Maria, chama novamente em tela o caso da Lei 709, uma conquista dos servidores públicos municipais, que tem sido procrastinada por todos os governos, desde 1983, e agora com um posicionamento mais duro do STF. No caso do governo Lindberg Farias, conforme a Claudinha chama a atenção, o cumprimento desta Lei passa a ser mais representativa, já que ela se encontra nas promessas do então candidato a prefeito registradas em cartório. Este é o mote que abordarei agora.
Na ocasião da campanha eleitoral, Lindberg Farias disse que seria uma questão de honra implementar e cumprir a Lei 709. Enquanto isso, o então prefeito Mario Marques, contratou um escritório de advogacia, pela bagatela de R$ 700 mil, para ganhar mais tempo na Justiça e, como diria na gíria, empurrar o caso com a barriga. Sobre este contrato, Lindberg Farias fez dele parte da sua campanha entre os servidores, classe que o abraçou como jamais abraçou outro político nas últimas eleições.
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, todos os recursos do governo parecem que se esgotaram e Lindberg Farias terá mesmo que cumprir a determinação judicial, sob pena até mesmo de afastamento. Fato provavelmente irreversível para o governo.
Neste sentido, sendo o próximo domingo a data a data comemorativa do Dia do Servidor, algo nos alerta para uma iniciativa que poderá ser feita por Lindberg Farias, mas que não representará em ganho político com a categoria. Não me surpreenderá - e nem à Claudinha - que o prefeito anuncie o início da implementação da Lei. Será uma ação que, carregada de marketing, vai tentar amenizar a impopularidade do candidato à reeleição com a categoria, hoje parte significativa do eleitorado, principalmente considerando que a próxima disputa que se anuncia será acirrada.
A demora na implementação da Lei 709 - se é que ela seria feita como prometida ou arrancada à fórceps na Justiça - é, na verdade, outro grande argumento que o opositor do prefeito usará na campanha. Não carregará muito na fala pela simples razão de já ter sido prefeito, mas mesmo assim vai atribuir sua defesa à falência dos cofres públicos no meio da dédaca de 90, quando a cidade mergulhou em sua pior crise fianceira.
Iniciar o Plano de Carreira dos Serrvidores Muncipais deixou de ser para Lindberg Farias uma carta na manga que poderia ser usada, e passou a ser uma bomba na cadeira de prefeito.

Qual será o argumento agora?

Por Claudia Maria

O general Lindberg Farias sofreu mais uma derrota jurídica. Dessa vez, o Superior Tribunal de Justiça reiterou a obrigação do Executivo de pagar a lei 709 que promove o Plano de Cargos e Salários para os servidores de Nova Iguaçu. Segundo o ministro, Franciso Peçanha Martins, vice presidente do Tribunal, o recurso especial interposto pela Prefeitura não pode alterar os fundamentos do julgado que se pretende rescindir. Por isso julgo agravo disprovido, reijantando os embargos declatórios, considero inadmissível o presente recurso". Ele continua: "observa-se o mero inconformismo do recorrente com o resultado do julgamento" e termina: "Não admito o recurso extraordinário". Diante disso, a Justiça pode determinar que o prefeito seja afastado do cargo até cumprir a sentença. É sempre bom lembrar que a 709 era uma das promessas de campanha do general, registrada em cartório.

18.10.07

Leitura

Para quem sabe ler, um pingo é letra. A nomeação de PC para o cargo de secretário de Comunicação foi um mimo do prefeito em Carlos Ferreira.

Isolamento

A secretária de Educação e Saúde, Marli de Freitas, está sendo isolada dentro do PT. Contra a sua vontade o vereador Sodré foi filiado ao partido. Ele já foi o estopim de um bate-boca entre a secretária e o prefeito. Para piorar, o vereador Carlos Ferreira se apresenta como candidato único de quatro correntes, o que o faz favorito na disputa com qualquer outro nome.

É, né

Esse Blog acertou na mosca. Hoje o Paulo César Araújo foi nomeado secretário de Comunicação, conforme dissemos antes.

17.10.07

Jura jurou

Rumores dão conta de que o secretário-adjunto de Saúde, Jurandir do PT, será nomeado diretor administrativo do Hospital da Posse. Por telefone Jurandir, o Jura, jurou que não foi convidado para o tal cargo. Disse que outras pessoas também lhe procuraram para falar sobre tal nomeação. Continuou negando que não conversou com o prefeito sobre esse assunto. Falou a este Blog que iria perguntar a Lindberg a veracidade deste boato, principalmente se fosse publicado no Blog. Como a fonte é confiável, fica aqui o registro desse rumor. Se vai ser ou não, fato é que ele confirmou a existência do boato.

Dá para entender?

Lindberg Farias é mesmo um cara atrapalhado. Instável, também. Assim como o governo. A mais nova troca de secretários acontecerá na Comunicação. Depois de contar com os serviços da Daniella Sholl - que ainda tem vínculo com o governo através da atual assessora Cristiane Laranjeiras -, ele contratou Carlos Rael, que se faz representado na secretaria pela atual responsável pela pasta, a Cida - corruptela de Maria Aparecida. Na secretaria também já deram as cartas o Rui Aguiar e o então Kaio Iglesias, que hoje está no quadro de repórteres de Jornal do Brasil. O mais novo secretário que deve ser nomeado amanhã é o Paulo César Araújo, vulgo PC, que assinou a prestação de contas do então candidato Lindberg Farias. PC, inclusive, foi secretário de Trabalho deste governo.
Tantas mudanças no quadro de secretários municipais provoca um sentimento de instabilidade na turma que ocupa o primeiro escalão do governo. Na Comunicação, por exemplo, Cristiane Laranjeiras - que trabalhou na produção do RJTV - continuará representando Daniella Sholl. Cida continuará representando o Carlos Rael e o novo secretário que será anunciado, o PC, vai representar o PT de Carlos Ferreira. No entanto, apesar da proximidade entre Ferreira e PC, o vereador não quer que a secretaria fique na sua conta. Por falar em Ferreirinha, ele deve ser eleito o novo presidente do PT de Nova Iguaçu. Seu principal cabo-eleitoral tem sido o prefeito Lindberg Farias, que justifica que o nome do ex-presidente da Câmara é o que pode unir o partido. Essa manobra é, senão, uma geladeira na Professora Marli, que ficará mais fragilizada dentro da legenda.
Essa ação de Lindberg Farias parece uma vingança contra o ato da Professora Marli ter rejeitado - houve até bate-boca - a inclusão, via Lindberg, de dois políticos para integrar a nominata do PT.
Alexandre Britto, o Xandão, que foi fiel ao Lindberg em todos os momentos, foi rifado no processo. Na própria linguagem petista, está caminhado para o "vinagre". Porém, ele vê que seu futuro não terá céu de brigadeiro, ele caminha em direção do Ferreira, também para minar a Professora Marli.
Como se vê, diante de tanta confusão e atos de trepudiação, tanto o governo quanto o próprio PT são espelhos.

16.10.07

Penhorando os impostos

Por Claudia Maria

Os vereadores de Nova Iguaçu aprovaram, há poucos dias, mensagem do general Lindberg "autorizando o Executivo a ceder o direito ao recebimento do fluxo financeiro oriundo do pagamento dos débitos tributários ou não tributários, parcelados ou não parcelados, inscritos ou não inscritos em dívida ativa, em fase de cobrança administrativa ou judicial que compõem a carteira municipal e cujos fatos geradores tenham ocorrido entre 1996 e 2007". Traduzindo: os vereadores autorizaram o prefeito a penhorar a dívida ativa do município para pagar o empréstimo com o BID e a contrapartida do PAC. Melhor dizendo, o BID e o Governo Federal, aravés de um banco que pode ser o do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, compraram a dívida ativa do município. Melhor dizendo ainda, serão esses bancos que vão cobrar dos moradores suas dívidas de impostos com a Prefeitura. Segundo especialistas, esses bancos poderão até colocar os nomes dos inadimplentes no SPC e Serasa. A medida soa um tanto impopular, principalmente em época de eleição. Mas, é bom lembrar que o general Lindberg já tinha mandado para cobrança judicial 25 mil ações de quem está devendo impostos. Algumas pessoas receberam até cartas dizendo que poderiam ter os bens penhorados para pagar as dívidas. Imaginem o que vai acontecer quando forem os bancos os responsáveis pela cobrança.

Elizeu

O jornalista e amigo Elizeu Pires acabou de criar o seu blog - www.elizeupires.blogspot.com Logo de início ele trouxe à tona documentos que vazaram da Prefeitura de Nova Iguaçu e que mostram que o prefeito cobra IPTU até da Prefeitura. Porém, um detalhe que poucas pessoas perceberam no documento é o mais engraçado dessa história. Na boleta aparece o pagamento de uma taxa de envio do carnê do IPTU, na ordem de R$ 8, para a própria Prefeitura. Ou seja: a Prefeitura enviou o carnê para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e, depois, ficou aguardando receber o carnê na... Prefeitura. É mole.

11.10.07

Hospital abandonado

Por Claudia Maria

Já escrevemos muitas vezes sobre o Hospital da Posse mas não dá para ignorar a situação mesmo sabendo que as autoridades competentes (ou seriam incompetentes?) não vão fazer nada. Um morador do bairro Ponto Chic precisou de atendimento ontem na emergência e ficou perplexo com as condições subhumanas do local. Segundo ele, as enfermarias de homens e mulheres estavam lotadas, o calor era intenso e o os profissionais precisavam trabalhar de máscara porque o odor era insuportável. Não dava para saber de onde vinha a sensação mas deu pena de quem estava por lá. Só para lembrar, esse governo foi o que mais recebeu verba nos últimos 20 anos para aplicar no hospital. Ao contrário do que se esperava a unidade nunca esteve tão ruim.

8.10.07

Sem asfalto?

Por Claudia Maria

Enquanto muitos bairros estão sem asfalto, um morador do bairro Cerâmica, divisa com Ponto Chic, está de bola cheia. Ele teve a calçada de mais de 100 metros toda feita com o material. Os vizinhos querem saber como ele conseguiu tal façanha.

Ainda sem receituário

Por Cláudia Maria

Quem precisa de atendimento na Unidade Básica Jardim Santa Eugênia em Nova Iguaçu tem que levar para casa um receituário de outra unidade. Cada médico está dando o seu jeito na hora de passar a receita porque não tem receituário disponível. Isso já está acontecendo há vários meses em toda a rede pública. Na Unidade Básica Jardim Santa Eugênia, o psiquiatra está trabalhando com receituário da UFRJ para não deixar o paciente sem receita. Vale lembrar que a Prefeitura fez um contrato de aproximadamente R$ 5 milhões para compra de receituário que nunca apareceu. Esse é mais um objeto de investigação no Ministério Público.

4.10.07

Será mais um calote?

Por Claudia Maria

Todo mundo já ouviu, pelo menos uma vez, alguns carros de som rodando pela ruas da cidade com a musiquinha infame anunciando obras. De uns dias para cá, os carros simplesmente sumiram. O motivo é um só, estão sem receber. Dizem que já tem um grupo de motoristas querendo estacionar em frente a Prefeitura e promover um buzinaço. Quem sabe assim o prefeito ou presidente da República de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, paga?

Por um fio

Por Claudia Maria

Parece que a boa fase da super secretária Marli de Freitas, está para acabar. As informações são de que ela teve uma briga feia com o general Lindberg (que não admite ser contrariado). Dizem que a briga aconteceu porque o presidente da Republiqueta Iguaçuana queria impor a filiação de dois pré-candidatos a Câmara pelo PT e a zelosa Marli achou por bem não acatar as ordens do general o que pode lhe custar o cargo de secretária, ou melhor, de secretárias, já que acumula Saúde e Educação. Lindberg já teria até o nome para sucedê-la. Seria o do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha. Mas, há quem aposte que o prefeito general (ou seria general prefeito?) pode voltar atrás. Afinal, os dois têm demonstrado uma verdadeira simbiose durante o tempo que estão juntos e que não seria produtivo para Lindberg, principalmente às vésperas de uma eleição, contrariar Marli. É esperar para ver.

Dando créditos

Recebi o material na postagem abaixo, por e-mail de Cláudio Jerônimo.

Profecia


Platônico

Estou apaixonado. Uma paixão que me tomou de assalto e me fez se perder no tempo, buscando o passado, compreendendo o presente e temendo o futuro. O cupido desta paixão platônica é o historiador Antônio Lacerda. Foi ele quem me apresentou a moça que hoje invade meus sonhos e aguça a minha curiosidade a cada pensamento. Lacerda foi a ponte que me fez chegar a uma ilustre desconhecida do povo iguaçuano, chamada de Maria Isabel.
Por Maria Isabel a minha paixão não é egoísta, não se prende ao ciúme de fazê-la conhecida. Trata-se da Condessa de Iguaçu, quarta e última filha de Dom Pedro I com a Marquesa de Santos, nascida em 28 de fevereiro de 1930. Ela é uma paixão antiga, como podem perceber. Uma paixão que ao avançar do tempo vai ganhando os retoques de cada descoberta.
Diferente das irmãs, a Condessa por quem me apaixonei teve a sua educação européia, sendo que através do Educandário Atchings, em Botafogo, dirigido pela inglesa Miss Poter. Filha de Domitila de Castro Canto Melo, sua imagem tem a mesma beleza da mãe, fato que pode ser constatado num quadro de óleo sobre tela, acervo do Museu Nacional de Belas Artes, o figura sua beleza mais real que a própria realeza.
Maria Isabel, que só foi reconhecida filha bastarda de Dom Pedro I quatro anos depois do seu nascimento, poderia ter sido criada pela princesa européia Amélia de Leuchtemberg, mas sua mãe, a Marquesa de Santos, preferiu cuidar da filha.
Por ironia do destino, talvez, foi em Iguassú, terra onde se encontra enterrado o primeiro marido de sua mãe, o alferes Felício Pinto, que Maria Isabel se tornará Condessa. Se Felício tivesse êxito, no dia 6 de março de 1819, talvez não existisse essa minha paixão pela Condessa. Nesta data, o alferez Felício Pinto, tomado de ciúmes, tentou matar à facadas a Marquesa de Santos, - mãe da futura Condessa - que estava grávida do seu terceiro filho. Ele acusava-a de traição com o Tenente-Coronel Francisco Lorena.
Maria Isabel casou-se aos 18 anos de idade, em 1848, com o Conde de Iguassú, Pedro Caldeira Brant, filho do Marquês de Barbacena, dono das terras da Fazenda do Brejo, hoje conhecida como cidade de Belford Roxo. Porém, foi em Comendador Soares, onde então existia o Condado de Iguassú, que Maria Isabel passou a viver.
Outro fato interessante na vida da minha amada é o seu casamento com o filho do principal rival de sua mãe. Foi o Marquês de Barbacena quem articulou a saída da Marquesa de Santos da Corte, tudo para recuperar a imagem de Dom Pedro I. Dessa história toda, o me deixa triste é que outros tantos almeidas, santos, oliveiras e um sem números de alunos poderiam se apaixonar, como me apaixonei, pela Condessa de Iguassú. Mas como fazer isso? Através da História de Nova Iguaçu nas salas de aulas. Através do incentivo pela secretaria de Cultura às pesquisas e suas divulgações. Mas, não. O Bairro-Escola é maior que a Condessa de Iguassú; é maior que a minha paixão; é maior que a nossa História. Pelo menos, isso que parece!

3.10.07

Correia de transmissão

A se julgar pelo governo, o programa Bairro-Escola é maior que a Cultura. Pois a secretaria de Cultura virou um sub-departamento do Bairro-Escola. Uma correia de transmissão do carro-chefe do governo. Esse é o motivo da pasta estar "capenga". Quando o Lontra - isso mesmo, é o e não a Lontra - foi indicado por Raymundo Rodrigues para assumir a pasta, pensávamos que a coisa poderia melhorar. Continua a mesma coisa: muita "porralouquice" e pouca ações, sobretudo nos bairros periféricos. A secretaria sucateou até mesmo programas interessantes, como o Cinema nos Bairros. Não se tem uma proposta concreta de Cultura. O Lontra é muito bom de arte, mas Cultura é um pouco mais amplo. Ele é até um artista renomado, mas isso não garante que é um bom secretário de Cultura. Passaremos um governo inteiro sem a produção de um livro contando a História e a nossa Cultura. Será uma gestão plenamente abstrata Não será produzido um produto que fique para a História iguaçuana e tampouco para o registro de nossa Cultura. E continuará a secretária uma falácia, como tem sido desde o início do governo. Aliás, lembro algo muito interessante que foi feito na gestão do Lontra: O tridente no Cruzeiro.

Nominata

A notinha publicada abaixo faz sentido. Pelo menos, no que diz respeito ao vereador Zé Mineiro (DEM). Além dele, outros vereadores e suplentes que já assumiram parte do mandato fazem parte da legenda. Até sexta-feira, último dia para as filiações, a nominata dos democratas contém alguns nomes que vamos citar. São eles:
Vereadores Fernando Baiano; Cláudio Cianni; Daniel da Padaria; Marcos Rocha; Birro; Chiquinho da Ambulância; Zé Mineiro; Marcos Fernandes. Suplentes que já assumiram mandato são: Carlinhos Presidente e Denilson Ambrósio. Além desses nomes, a legenda ainda dará vaga ao ex-vereador Tuninho da Padaria e Célio Carreiro. Na listagem também aparecem outros nomes que tiveram um bom desempenho nas urnas, porém não foram eleitos. São eles: Uranis Assunção; Eduardo De La Obra; Mário Fellipe e Antônio Fofinho. O DEM será a legenda municipal que contará com mais números de parlamentares eleitos.

2.10.07

Essa é do Del Castilho

A nota é enviada pelo repórter Fernando Del Castilho

Segundo ele, os vereadores Fausto100% e Diva Bastos vão para o PSC. Nos bastidores da Câmara dizem que a ida dos 2 Vereadores para o PSC Iguaçuano tem o dedo do Dep. Federal Nelson Bornier. Outros Vereadores que mudaram foram: Jorge Marotte,sai do DEM e vai para o PP; Zé Mineiro, sai do PSC e vai para o DEM. Comentário na Câmara dizem ainda que o Vereador e atual Secretário Marivaldo Amorim teria deixado o PMDB e assinado a filiação no PT do B.

Sugestão

"Neste troco
Bunda e banda
Que o leitor
Não se confunda
Tanto a bunda
Como a banda
Têm uma
Atração profunda
Chico Buarque de Holanda
Ficou rico com a banda
E Carla Perez
Com a bunda".

O versinho acima é do talentoso Mestre Azulão, que muito já alegrou esta terra com seus repentes e com seu cordel. Hoje, inspirado em Mestre Azulão, que era um patrimônio nosso, pergunto. Onde foram parar os festivais de música e de poesia? Essa turma da Cultura deveria pensar nisso. Acabar um pouco com a "porralouquice" e produzir um evento desses. Isso poderia ser feito por URGs e, no fim, produzir um livro. Fica aqui a sugestão.

Cúmulo do Tributo

Um comerciante ao qual darei o anonimato, resolveu fazer um plano de saúde empresarial. Por essa razão, ele terá que pagar uma multa à Prefeitura de Nova Iguaçu, na ordem de R$ 677,00. O crime do empresário que preferiu usar a rede privada ao invés de lotar a rede pública, foi não ter feito uma coisa chamada DMS, o que até alguns fiscais desconhecem. DMS significa: Demonstrativo Mensal de Serviços. Ou seja: as pessoas que usaram o plano de saúde teriam que ter dito a ele quais foram os serviços prestados, para, então, ele informar à Prefeitura quais foram os serviços prestados pela empresa do plano de saúde. Uma espécie de X-9 tributário. Há quem diga que este tip de cobrança da Prefeitura é inconstitucional.
Sabem o que o empresário resolveu fazer? Cancelou o plano de saúde e agora vai colocar os seus ex-contemplados dependentes deste caótico serviço público. O Conselho Municipal de Saúde deveria apreciar este assunto. Afinal, todas empresas que fizeram planos para os seus funcionários podem cancelar tal benefício e colocar milhares de pessoas na dependência da rede pública. Atenção, Isabel, isso merece entrar na pauta.

Surto anunciado

Todos sabem que nos meses de dezembro e janeiro começa o surto de Dengue. Pois é: das 30 viaturas existentes na Coordenadoria de Controle de Vetores, que deveriam estar nas ruas para p combate à Dengue, apenas duas estão funcionando. As 28 restantes estão paradas por falta de manutenção. A turna que não mora aqui, em Nova Iguaçu, não tem que ficar tranquila, não. Os mosquinhos conseguem voar até o Palácio Tenebroso, que fica ao lado do cemitério.

Fachada

É bem verdade que a Prefeitura fez a pintura da grade do viaduto Pe. João Musch. Porém, a intervenção do poder público só aconteceu no local onde dá visibilidade. Na parte abaixo da pista, as colunas de sustentação estão sujas e fétidas. Um contraste com a reforma que aconteceu na pista e nas grades. É o velho ditado: "por fora, bela viola. Por dentro, pão bolorento".