5.9.07

Pesquisa Informal

Por Claudia Maria

Reproduzo aqui matéria enviada pelo colega Del Castilho

Bornier dá goleada em Lindberg

O deputado federal e ex-prefeito Nelson Bornier (PMDB) venceu a enquete popular para Prefeitura de Nova Iguaçu realizada, no último sábado, pela Confraria da Boca Maldita II, no Calçadão da Cidade. Lindberg Farias (PT) ficou em segundo lugar. Dos 628 votos, Bornier recebeu 253 (40%) e Lindberg, 165 (26%).Ainda foram lembrados na consulta, a deputada estadual Sheila Gama, 30 votos (5%); o vereador Cláudio Ciani, 25 (4%); Abílio Maciel (PSOL) e Marcelo Lessa (PR), ambos com 21 (3%); José Renato (PCO), 6 (1%); Carlão (PSTU), 5 (1%) e Cláudio Gerônimo, 3 (1%). Os brancos, nulos e a opção ‘Não Sabe’ receberam 99 sufrágios (16%).A enquete começou às 10h e os votos foram depositados na urna instalada próximo ao Bar Ponto Chic, em frente à Praça Rui Barbosa, local das reuniões diárias da ‘Boca Maldita II. A comissão de apuração formada pelo presidente da BM-II, Maurício Marques, Luiz Carlos Mayhê, Fernando Del Castillo, Jorge Coronel, Valério da Saúde e Augusto Carvalho apurou os votos às 17 horas em clima de paz e com a fiscalização de correligionários dos candidatos.“A experîência foi boa e pudemos sentir a recepção favorável das pessoas. Por isso pretendemos realizar uma outra no final do ano”, informou Maurício Marques. Ao saber da vitória, Nelson Bornier agradeceu aos que o escolheram, mas esclareceu: “A eleição para valer será no final do ano que vem. Aí, vamos ver quem tem mais bananas para vender”.Durante a votação, equipes da prefeitura distribuíram revistas informativas sobre as obras do governo, o que para muitos foi uma maneira de influenciar os ‘eleitores’. “Como é uma enquete popular e democrática, não podemos impedir qualquer pessoa de transitar aqui perto ou votar”, explicou o radialista Fernando Del Castilho, um dos coordenadores do evento.
Repercussão positiva• Apesar do caráter não-oficial da consulta, grupos de moradores de várias regiões do município compareceram ao local e depositaram o voto na urna. Foi o caso do líder comunitário e suplente de vereador do PSC, J. Carvalho, 55, do bairro Paraíso. “Estou aqui com alguns de meus companheiros de trabalho votando e escolhendo o que consideramos o melhor para a cidade. Não é oficial, mas enquetes assim indicam tendências do eleitor. Parabéns pela iniciativa”, disse Carvalho.
Popularidade confirmada• A enquete realizada no último sábado confirma que a popularidade de Nelson Bornier (PMDB) está em alta. Numa pesquisa encomendada pelo Partido Popular (PP) e realizada pelo Instituto Informa entre os dias 22 a 24 de julho, o ex-prefeito de Nova Iguaçu ganha disparado do prefeito atual Lindberg Farias (PT). De acordo com o resultado divulgado pelo Hora H, na edição do dia 1º de agosto, se as eleições fossem hoje, Bornier teria 52%, contra 20% de Lindberg.

Nenhum comentário: