27.2.09

Esperando

Por Claudia Maria

Temos recebido muitas manifestações de pessoas que ainda têm esperanças de ver uma satisfação do Ministério Público Estadual em relação às denúncias feitas pela Revista Isto É em maio do ano passado. Nós também temos essas esperanças. Afinal, toda instituição foi manchada quando se colocou dúvidas sobre as decisões do então procurador geral, Marfan Vieira. Ainda faltam dois meses para fazer um ano, quem sabe até lá ainda acontece alguma coisa. As pessoas querem saber também o que aconteceu com a investigação da Draco que foi chamada por Marfan para ajudar nas investigações. Não procuramos pela confirmação das denúncias. Se o governo Lindberg foi inocentado de tudo também é muito importante que a sociedade saiba.

26.2.09

Orçamento

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg entubei de Farias sancionou o orçamento do jeito que os veradores queriam. Com isso, passaram os R$ 15 milhões para Saúde e R$ 1,5 milhões para construir creches. O prefeito viu que não tinha jeito. Mas, não sei por que, isso me dá uma grande pulga na orelha!

Voltamos!

Por Claudia Maria

Depois de um descanso merecido, estamos de volta. Durante a folia de Momo muita gente ficou nos bastidores. Mas, em Miguel Couto,teve palanque da Prefeitura. Eles só esqueceram de colocar banheiros químicos. Com isso, o bairro amanheceu fedendo a xixi.

Carnaval

Retomarei com mais notinhas a partir doi dia 2 de março.

20.2.09

Eu também quero...

Quando eu crescer, serei coordenador dos idosos do CCV (Coordenação de Controles de Vetores). É que ontem à noite, por volta das 20h20, um carro do CCV levou a dona Eliane, coordenadora da parte dos idosos, juntamente com a tia, a sobrinha e o namorado da sobrinha para São Pedro da Aldeia. O mimo foi permitido pelo chefinho Vitor Rocha. Aliás, cópia da fita sobre a carona amiga, que foi filmada, vai para na Câmara. Olha, tem mais coisa sobre o assunto, Dona Eliana... Quem duvida desta notinha basta ver o filme ou procurar a responsável do setor neste momento, mas em São Pedro....

Aos amigos

Por Claudia Maria

Aos amigos que postam regularmente mais uma vez quero agradecer. Mas, também peço que entrem em contato pelos emails almeidaimprensa@gmail.com ou claudiamarias2@hotmail.com para que possamos ter uma conversa mais reservada. Obrigada.

Comentando

Por Claudia Maria

O posicionamento dos vereadores em votarem a favor do voto secreto em algumas situações é bastante sintomático. No caso do grupo de apoio ao prefeito, fica claro que eles não estão muito satisfeitos com as ações do governo. A postura desse vereadores daqui em diante precisa ser acompanhada ainda mais de perto já que o ato de votar a favor de um projeto que pode prejudicar o mestre maior pode servir como meio de negociação para cargos no futuro. Já para os que, atualmente, estão na oposição, é uma arma que pode ser usada no momento certo para atingir o prefeito Lindberg desorientado de Farias. Mas, é preciso ter muito cuidado. Os vereadores mais sensatos não podem perder de vista que o mais importante em tudo isso é o povo de Nova Iguaçu que, nos últimos quatro anos, está abandonado em ações básicas como Saúde e Educação. A Câmara não pode mais permitir a aprovação de projetos inconstitucionais como aconteceu nos últimos quatro anos, principalmente aqueles que tiraram o dinheiro da Previdência dos funcionários, criaram bolsa de estudo com desvio de verba do Fundef e permitiram que o pagamento de impostos na cidade fosse penhorado.

18.2.09

Eu, eu, eu... Lindberg se deu mau!!!

Por Claudia Maria

O mais novo vereador da Câmara e também "marinheiro de primeira viagem", Thiago Portela conseguiu hoje aprovar um projeto que muita gente julgava impossível. Ele aprovou projeto para votação secreta no caso de pedido de cassação do prefeito, derrubada de veto e aprovação de contas do Executivo. O mais interessante é que vereadores da bancada do governo votaram com ele. Daniel da Padaria, Carlinhos Presidente, Marcos Rocha e Wilma Água Azul ajudaram a aprovar o projeto de Thiago que precisava de 14 assinaturas. Exatamente o número de vereadores presentes na sessão de hoje. Pelo jeito, a juventude do vereador em nada atrapalha sua competência! Por outro lado, Lindberg perdido de Farias, terá mais um motivo para se preocupar e aumentar os cabelos brancos. Como dizia meu amigo Manoelzinho: ri,ri,ri.

Parabéns

Por Claudia Maria

Hoje o programa Perfil da Baixada do nosso amigo Gabriel Barbosa completa quatro anos. Infelizmente não pude participar mas outros profissionais como Gabriel fazem falta na nossa cidade. Parabéns pela coragem, pelo profissionalismo e pelo programa. Estamos juntos!

Bairro estória

Por Claudia Maria

Hoje encontrei umas pessoas de Tinguá e soube que o telecentro de lá está praticamente parado. Os computadores, todos velhos, não dão acesso à internet e a parceria que existia com a Ong Onda Verde também está mas prá lá do que prá cá. Além disso, a obra na Escola Municipal Barão de Mauá está parada há mais de um ano. Coisas do desgoverno Lindberg. E ele ainda quer ser governador. Salve-se quem puder!

Obrigada

Por Claudia Maria

Obrigada ao amigo pelo envio do Orkut. Vamos participar!!! Mas, quero aproveitar para dizer que nem Lindberg devastador de Farias pode acabar com Nova Iguaçu. Somos maiores que eles! Assim que essa turma sair da nossa cidade ela vai se reconstruir. Só precisamos de mais atenção para não deixar acontecer de novo, trazer para cá uma criatura como essa! Por outro lado, a vinda dele valeu para alguma coisa. Hoje muita gente teve a máscara retirada. Pessoas que antes pensavamos que eram sérias e queriam o bem da cidade hoje percebemos que elas queriam apenas cargos. A elas nosso total desprezo.

17.2.09

Coisa séria

Nos últimos dias ficou evidente o descompromisso do prefeito para com a população. Enquanto eu recebia dezenas de e-mail lamentando a falta de pagamento às clínicas conveniadas, li nos jornais que Lindberg Farias passava o final de semana distribuindo máscara da Dilma. Isso é uma falta de respeito com os moradores de Nova Iguaçu. Sou um súdito de Momo, mas não gosto das fantasias deste garoto mimado.

Quem tem Orkut, tem medo!

Um dos nossos leitores colocou o endereço de uma comunidade no Orkut para discutir Nova Iguaçu. Vejam:


Claudia poderosa Maria, acabei de receber um e-mail de amigo, dizendo pra eu criar uma conta no orkut, pois ele acabara de abrir uma comunidade, não gosto do orkut, mas enviarei aos amigos que sei que tenho através de e-mail. Vou repassar a vc, para que por favor coloque em seu admirável blog, abraços!!

Viste NI antes que o PT acabe

Início > Comunidades > Países e Regiões > Viste NI antes que o PT acabe

descrição:
VISITE NOVA IGUAÇU ANTES QUE O PT ACABE COM ELA.

COM O TRÂNSITO ELES NÃO SABEM O QUE FAZER, ENGARRFAMENTOS ONDE QUER QUE VC VÁ.

OBRAS MUITAS SEM NEXO.

ESTREITAMENTO DE RUAS QUANDO DEVERIAM SER AUMENTADAS.

SINAIS EM LOCAIS SEM NECESSEDIDADE.

ONDE HÁ SINAIS VANS, ÔNIBUS E CARROS NÃO RESPEITAM, PRINCIPALMENTE EM FRENTE A COLÉGIOS. PODERIAM COLOCAR UM GUARDA PELO MENOS NOS HORÁRIOS DE ENTRATA E SAÍDA, MAS NÃO FAZEM.

RESUMINDO, ESTAMOS FERRADOS.

SÓ DEUS MESMO PARA OLHAR POR NÓS.
idioma:
Português (Brasil)
categoria:
Países e Regiões
dono:
Orides JR Juntos & Misturados MG
tipo:
moderada
privacidade do conteúdo:
aberta para não-membros
fórum:
não-anônimo
local:
Nova IGuaçu, Rio de Janeiro, 260000, Brasil
criado em:
17 de fevereiro de 2009

Viajaram

Por Claudia Maria

Alguns parentes do ex-secretário da doença, Walney Rocha, fizeram as malas e foram para São Paulo. Leny Rocha é uma delas. Pelo jeito não deu para ficar por aqui. O pior disso tudo é que de nada adiantou a saída dos Rocha. A Saúde continua em estado terminal na cidade.

16.2.09

Eles não querem saber

Por Claudia Maria

Já falamos desse assunto aqui várias vezes mas é sempre bom voltar a ele já que o governo não toma providências. Semana passada, em uma jogada de Marketing, o prefeito Lindberg sem compromisso de Farias, apresentou técnicos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), dizendo que eles, a partir de agora, vão gerenciar a saúde com o auxílio do coordenador, Marcos Souza. Ninguém do conselho da doença foi chamado para participar, ninguém da Câmara foi chamado e o primeiro ato do coordenador foi chamar de volta a equipe que descontrolava as endemias comandada por Berriel. Fora isso, eles continuam sem chamar ninguém. Encastelados em seus escritórios não dão satisfação de como vão colocar em dia pagamentos que estão sendo repassados regularmente pelo SUS mas que não chegam nas mãos dos seus devidos donos, não dizem quando o Centro de Saúde Vasco Barcelos vai voltar a funcionar, já que parou desde a entrada desse desgoverno e também não dizem o que vai ser dos funcionários sem salários e das pessoas sem atendimento. É bom os técnicos da Ensp tomarem logo uma possição para que não aconteça com eles o que aconteceu com os grupos que já passaram por aqui, ficaram desmoralizados!!! Está marcada para quarta-feira a audiência pública com Marcos Sousa. Vamos ver se ele vai comparecer e se for, responder a pergunta: ONDE FOI PARAR O DINHEIRO DO SUS?????

Dói

Gente, recebo muitos e-mails de leitores desesperado, como o que vou colocar abaixo. Mas antes gostaria de dizer que sei que o prefeito lê este Blog. Então, prefeito, olha o que o senhor está fazendo com esta pessoa que não darei o nome para preservar a fonte.

"Por favor,nos informe quando que este prefeito irá pagar as clínicas conveniadas do sus em NI. Já estamos passando fome!!! Há sete meses sem salário! As clínicas não estão pagando pois não recebem o repasse! Ninguém vai fazer nada! O que a camara pode fazer para intervir? Necessitamos que vcs que tem em mãos o exercício de informação se unam conosco para nos ajudar!"

De no RJ TV

Por Claudia Maria

Acabou de passar no RJ TV as ruas com obras paradas no bairro da Posse. A resposta da Prefeitura foi de que tudo estará pronto em 60 dias. É bom lembrar que eles deram a mesma resposta em relação a obra do viaduto que também está parada. Assim que a equipe de reportagem apareceu eles logo mandaram máquinas. Pelo jeito, o vereador Thiago Portela tem razão, os moradores de Nova Iguaçu devem mandar suas reivindicações para o RJ TV é a maneira mais rápida de conseguir que a Prefeitura trabalhe.

Controle de endemias sem controle

Por Claudia Maria

Recebemos alguns emails de moradores do bairro da Luz reclamando que o número de caramujos aumentou consideravelmente depois das chuvas. Eles já solicitaram ao controle de endemias que fossem até o local mas,como sempre, não tiveram resposta. De qualquer maneira, postamos aqui para ver se alguém se mexe. O maior problema está na Rua Carlos Gomes.

13.2.09

Deu em O Dia

Por Claudia Maria

O Dia publicou notinha ontem no Informe dando conta de que o prefeito Lindberg sem noção de Farias foi procurar o presidente da Alerj Jorge Picciani para um pacto de não agressão no caso dde possível disputa entre ele e Sergio Cabral para o governo do Estado. Picciani não foi nada receptivo e teria dado um passa fora no rapaz. Pelo jeito ainda teremos muitas trapalhadas desse menino. Mas, uma coisa é certa: o PT no Rio continua firme no apoio a reeleição de Cabral.

As imagens não mentem

Essas são as fotos que a Claudinha conseguiu:



Educação em Nova Iguaçu

Por Claudia Maria

Vamos postar uma foto do núcleo onde estão sendo feitas as matrículas para alunos da rede municipal. A fila estava lá há dois dias. A informação é de que eles estão resolvendo. Vamos colocar a foto para registrar e ficar de olho.

12.2.09

Release da Câmara

A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu enviou o seguinte release:

"Saúde muda de comando e denúncias não são respondidas

Pela terceira vez, o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu não comparece à convocação da Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre a situação do sistema de saúde na cidade. Segundo o presidente da Comissão de Saúde, vereador Wilson de Carvalho (PSC), quase todas as 39 unidades particulares, entre clínicas, hospitais e laboratórios, que prestam atendimento em convênio com o SUS, estão com seus repasses atrasados desde julho de 2008. "O governo federal envia o dinheiro, mas a prefeitura não paga as conveniadas", denuncia.

Segundo o vereador Fernando Cid (PCdoB), "o Instituto Oncológico está enviando cartas para os pacientes dizendo que vai fechar as portas e não poderá mais realizar o atendimento". Cid considera terrorismo o que o Instituto está fazendo com os pacientes, muitos em estágio terminal. "Todos os conveniados deveriam estar aqui neste momento (nenhum representante compareceu à audiência) e juntos com os vereadores decidir as medidas judiciais cabíveis contra o Executivo, e não pressionar os doentes".

O vereador Marivaldo Amorim (PTdoB) acredita que precisa haver uma intervenção na saúde de Nova Iguaçu. "É uma calamidade nossa situação. Hospitais estão fechando e funcionários estão trabalhando sem receber", lamenta.

Desde ontem, a cidade conta com novo secretário de Saúde: Marcos Oliveira de Sousa, ex-diretor do Hospital da Posse. Em ofício enviado à Câmara, disse não poder comparecer à audiência por "ter assumido o cargo há menos de 24 horas e não ter informações sobre os programas desenvolvidos nesta secretaria". Walney Rocha, que era o secretário até a última segunda-feira (09/02) (ele foi nomeado secretário de Obras Públicas ontem), também enviou ofício onde diz que "nosso comparecimento não atenderá aos anseios deste Colendo Parlamento que busca melhorias e metas na saúde pública de Nova Iguaçu".

- Estas pessoas estão de brincadeira com a nossa população. Estive no gabinete do novo secretário hoje (11/02), mas ele não quis me receber. Onde estão os R$ 2 milhões que a prefeitura recebe todo mês para pagar as clínicas? – perguntou, indignado, o vereador Anderson Santos (PPS).

O presidente da Câmara, vereador Marcos Fernandes, marcou para o dia 18 de março a nova convocação do secretário. "Quero agradecer a presença de todos, principalmente dos membros do Conselho Municipal de Saúde e da Federação das Associações de Moradores. Podem ter certeza que esta Casa não ficará calada diante de tantas irregularidades", afirmou".

Feijoada indigesta

Essa notinha era para ter sido escrita na segunda-feira, mas só lembrei agora do fato. Um amigo deste Blog foi à feijoada da Portela neste fim de semana. Quem estava por lá? Ele, o prfeito Lindberg Farias. Foi escontrar o Paes e o Cabral para aparecer na imprensa...

Corrente

Recentemente recebi a visita da Bernadete Travassos onde trabalho. Na ocasião, além do convite para a festa de posse dos novos diretores do Sindicato dos Jornalistas, conversamos sobre muitas coisas, inclusive sobre o Correio da Lavoura. Essa iniciativa da coleguinha Bernadete é muito boa. Assim como outras que acontecerão depois do Carnaval. Alguns colegas de profissão me procuraram para mostrarem o grau de repúdio contra este ato do governo de continuar devendo a uma instituição quase que centenária, mas em estado pré-falimentar. Percebo, então, que uma corrente começa a se formar para salvar o Correio da Lavoura e a memória de Nova Iguaçu.
Sabemos que a secretaria municipal de Cultura não está nem aí para a nossa história e raízes. Alguns confundem arte com cultura, assim como outros confundem meio-ambiente com ecologia. Mas no meio de tanta confussão, uma coisa cada vez mais fica clara: esse governo não governa para nós, legítimos iguaçuanos.

11.2.09

Sobre o Correio da Lavoura

Por Claudia Maria

Abaixo texto da Bernadete Travassos sobre o Correio da Lavoura

Caríssimos, o problema enfrentado pelo Correio da Lavoura será levado ao Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e pedirei que a diretoria, que terá posse festiva hoje, dia 11 de fevereiro, envie carta registrada ao prefeito Lindberg Farias solicitando que a prefeitura de Nova Iguaçu priorize o pagamento ao CL pelos anúncios publicados durante o ano de 2008. Pelo que soube o prefeito Lindberg Farias tem uma extensa lista de prestadores de serviços para pagar, mas 91 anos de registro da história de Nova Iguaçu e uma escola para muitos jornalistas como o Correio não pode parar de funcionar.
Conversei com o Robinson Azeredo. A prefeitura deve ao CL R$ 21 mil, R$ 14 mil em verbas Ele contou que busca encontro com o secretário de governo, Tuninho da Padaria , ao mesmo tempo, fez contatos com deputados estaduais e federais que representam Nova Iguaçu para que o governo do Estado e o governo Federal publiquem seus informes no Correio da Lavoura. Essas duas últimas ações não serão imediatas, infelizmente.
Robinson, portanto, me autorizou a levar a questão ao Sindicato. Alguns políticos, inclusive do próprio PT, estarão presentes. Espero que essa veja a ser a primeira de muitas ações bem-sucedidas do Sindicato dos Jornalistas do Estado na Baixada

Até tu Brutus

Por Claudia Maria

Até os aliados como Daniel da Padaria (DEM), não resistiram e perguntaram sobre obras paradas. Depois de dizer que Santa Rita está sendo invadida por moscas, Daniel quis saber sobre paradas no bairro há um ano como a da construção da Escola Marcílio Dias. Aleixo garantiu que "será o mais breve possível". Mas, o momento hilário ficou por cota do vereador Carlinhos Presidente que perdeu a chance de ficar calado. Depois de rasgar bastante seda disparou: "gostaria de saber qual foi a cidade que inaugurou a primeira obra do PAC no país". O vereador não entende que não conseguiu nada com isso. O secretário deu um sorriso de canto de boca e deve ter pensado (puxa-saco), os moradores de bairros onde as obras estão paradas pensaram (puxa-saco), representantes da Imprensa que estavam por lá, também pensaram (puxa-saco), os companheiros vereadores devem ter pensado (puxa-saco) e nada mudou. Carlinhos precisa abrir os olhos se não pode cair na síndrome do Claudio Cianni que foi o mais votado em 2004 e não conseguiu se reeleger em 2008. Depois que Lindberg mala de Farias sair do cargo ano que vem, de quem ele vai puxar o saco?

Aleixo, aqui mesmo eu caio, aqui mesmo eu deixo

Por Claudia Maria

A audiência pública de ontem com o secretário das Cidade, Hélio Aleixo, teve momentos interessantes que merecem registro desse Blog sempre atento. A audiência durou cinco horas. O secretário levou data-show e similares para simular uma cidade que só existe no lindo mundo de Bob do prefeito Lindberg desorientado de Farias e de sua corte. Mas, ao mesmo tempo, nem com toda a parafernália levada por ele deu para abrir a caixa preta do PAC. Aleixo não conseguiu explicar os valores do PAC, ficou de mandar uma panilha depois (vamos esperar). O vereador Thiago Portela não perdoou: "a Prefeitura deveria abrir parceria com a rede globo já que quando a Globo mostra alguma coisa todos correm para corrigir". Ele se referia a matéria do RJ TV mostrando obras paradas. Thiago também ficou de mandar requerimento pedindo as explicações sobre o PAC por escrito. Por sua vez, o secretário disse que o viaduto da Posse ficará pronto em quatro meses. Ai foi a vez do vereador Fernando Cid. "Vou colocar um calendário para acompanhar". A verdade é que a prestação de contas deixou a desejar, como sempre. Mas, alguns vereadores se mostraram dispostos a continuar na cobrança.

Puxão de orelha

Por Claudia Maria

Um amigo bem informado do Blog nos puxou a orelha ontem!!! Ele ratificou que o "coringa" Leandro Cruz é, na verdade, presidente da Enlurb. Cargo onde tapa buraco no momento até que o prefeito Lindberg desnorteado de Farias faça outra mudança. Pois bem, isso explicado, vamos ao segundo ponto. O mesmo prefeito desnorteado criou por decreto nos atos oficiais do último dia 10, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semob). Isso foi feito para abrigar o deputado estadual Walney Rocha já que ele estava perdendo a secretaria de Saúde. A Codeni também ficará ligada a Walney. Portanto, Hélio Aleixo continua reinando absoluto na secretaria das Cidades (Ufa!) Mas, é sempre bom lembrar que Walney já foi responsável pela Codeni em outro governo. Depois que saiu a empresa ficou cheia de dívidas. Pelo jeito o deputado é especialista em deixar dívidas. Acho que agora os pontos estão todos nos iiiiis!!

10.2.09

Valeu a lembrança

Por Claudia Maria

Valeu a lembrança Almeidinha! O Leandro Cruz é o "coringa" do governo. O prefeito Lindberg manipulador de Farias "saca" o Leandro de lugar do jeito que for melhor. Ele já esteve na secretaria de Transportes, Codeni e Enlurb, se não me falha a memória. Agora, precisou dele de novo, tirou. Mas, então acredito que quem vai continuar mandando é o Hélio Aleixo e Walney vai curtir uma "aposentadoria" bem remunerada.

Explicação

Respondendo a minha irmã e amiga Cláudia Maria, quero dizer que Hélio Aleixo continuará agarrado à "teta pública" dos cofres municipais. Ele é secretário da Cidade e não de Obras. Obras é o Leandro Cruz. Por essa razão ele continuará intocável. Mas vamos esperar para ver.

Audiência de hoje

Por Claudia Maria

O quase ex-secretário de Obras, Hélio Aleixo, garantiu presença hoje na audiência pública marcada na Câmara para as 15h. Vamos ver se, dessa vez, ele explica as orbas paradas e abre a caixa preta do PAC. Poderá sair do cargo com o mínimo de dignidade.

Encenação de ontem

Por Claudia Maria

Os jornais publicam hoje a encenação de ontem do prefeito Lindberg novelista de Farias. Pelo jeito os técnicos da Escola Nacional de Saúde da FioCruz vão agir mais como consultoria e treinamento. Eles falaram dos planos para aumentar o Programa Médico de Família mas, em nenhum momento, disseram o que vão fazer com as clínicas conveniadas que não recebem os repasses há mais de seis meses. Será que entendem que podem administrar a Saúde na cidade sem elas? Falam em melhorar o atendimento às gestantes quando a principal maternidade de Nova Iguaçu (que tinha 70 anos), está fechada. O mais interessante de tudo isso é que ninguém perguntou nada sobre isso!!!!!A encenação foi feita no teatro, os atores eram todos canastrões e o público parece ter engolido o texto da peça. Pena que essa história, provavelmente, não terá um final feliz para população.

Obrigada

Por Claudia Maria

Quero começar o dia agradecendo aos amigos e inimigos do Blog pelos acessos e comentários. Assim é que se constroem discussões de verdade e é com elas que crescemos. A luta continua.

9.2.09

Parece castigo

Por Claudia Maria

Parece que a população do bairro da Posse caiu mesmo em total falta de prestígio com as autoridades. A tal obra do viaduto está parada. A rua principal ainda tem muito buraco e quando o morador desce até a Dutra para embarcar no ônibus tem que ficar no sol ou na chuva. A única cobertura de ponto de ônibus que tinha no local foi derrubada!

Sem isalubridade

Por Claudia Maria

O vereador Marcos Fernandes conseguiu aprovar na Câmara o direito dos agentes de endemias de ganhar insalubridade. A lei prevê que o pagamento seja feito conforme vistoria do médico do trabalho. Mas (OH, surpresa), o prefeito Lindberg não estou nem ai de Farias, vetou a lei. Disse "que não vai aprovar uma lei feita pelo Marcos Fernandes, ora bolas!" e prejudicou a categoria de mais de 300 profissionais. Esse é o prefeito de esquerda que alguns ainda têm coragem de defender.

E o Walney?

Por Claudia Maria

O deputado Walney Rocha perdeu a secretaria da doença mas ganhou a secretaria de Obras. A partir de amanhã ele deverá assumir. Ainda não sabemos para onde vai o então secretário de Obras, Hélio Aleixo, mas, se continuar a prática do governo, ele deve assumir um outro cargo. Mas, de toda forma, Walney não vai escapar dos vereadores. Ele será convocado novamente para falar sobre as obras paradas na cidade.

Não foram chamados

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg midiático de Farias não esqueceu de chamar ninguém da mídia. Estavam todos lá. Jornais, revistas, rádios, até a mídia extraterrestre apareceu. Mas, ele esqueceu de chamar o conselho da doença e os vereadores. Como representante da sociedade civil chamou Dom Luciano (aquele a quem a Prefeitura deve quase R$ 100 mil de aluguel atrasado). Talvez até seja pertinente chamar um bispo católico, afinal muita gente vai precisar de extremunção se a Saúde continuar como está.
Três vereadores apareceram por lá de "inxiridos" e Fernando Cid pediu a palavra e aproveitou para reforçar o convite aos novos gestores. Havia uma audiência marcada para a próxima quarta-feira e Cid quer manter, dessa vez com Marcos e com algum representante da tal escola. Vamos ver se eles comparecem e alguém tem a coragem de fazer a única pergunta que importa? ONDE FOI PARAR O DINHEIRO LIBERADO PELO SUS?

Recomeçou a farsa

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg teatral de Farias montou a peça hoje no Centro Cultural Sylvio Monteiro (segundo Almeida não poderia ter palco melhor), para apresentar a Escola Nacional de Saúde Pública. Segundo algumas pessoas presentes, em nenhum momento ele explicou exatamente qual será o papel da escola na administração da Saúde. Disse que haverá uma comissão que supervisionar o coordenador, doutor Marcos de Sousa. Representantes da escola disseram que formam muitos alunos todos os anos e que esses alunos precisam aprender. Então devo imaginar que, como disse um leitor nosso, seremos usados como laboratório? Esses alunos vêm para nossa cidade aprender com a nossa dor? Foi isso que entendi? Enquanto eles aprendem o que vamos fazer com as nossas gestantes que precisam parir e não têm maternidade? O que vamos fazer com as pessoas que precisam de ortopedista e a cidade não tem? O que vamos fazer com os doentes de câncer sem antendimento e com os doentes renais com atendimento precário? Em que mundo estamos vivendo afinal?
Doutor Valcler ficou com os olhos marejados diante da "declaração de amor" que o prefeito lhe fez. Ora, se Valcler era tão bom, por que foi embora? Valcler é hoje vice-presidente da FioCruz e também apareceu por lá para ver o teatro de perto. Ainda não sabemos direito qual será o seu papel nessa peça bufa mas logo vamos saber. O certo é que, depois que ele foi embora, o repasse para as clínicas conveniadas começou a atrasar e hoje chega a seis meses. PARA ONDE FOI O DINHEIRO? Será que os alunos da Escola de Saúde poderão nos responder?

Carta de petista

"Caríssimos companheiros vereadores Carlos Ferreira e Marli de Freitas,

Gostaria de agradecê-los e parabenizá-los pela importante contribuição que ambos vêm proporcionando ao poder legislativo e ao processo democrático em nossa cidade. Sem dúvida, me faz crer que é possível termos representações parlamentares comprometidas com as demandas populares e com a construção partidária, isso é de suma importância para o nosso país. Tendo em vista que os parlamentares, modo geral, estão cada vez mais voltados para suas questões pessoais e seus projetos de continuidade no poder, sem ter o menor compromisso com a população que o elegeu e que o mantém, é muito bom poder receber nessas linhas informações críticas que visem contribuir com a informação e o esclarecimento de todos nós. Entretanto, gostaria de provocar uma reflexão, acerca do documento que nos fora enviado, que acredito ser pertinente neste momento de análise de conjuntura.

Foi-se dito, e muito bem por sinal, que o governo do prefeito Lindberg Farias "(...) Nos Conselhos Municipais, principal forma de atuação dos movimentos populares, desde a década de 1990, a relação nunca se pautou pela democracia. Questões importantes não foram discutidas nos conselhos, relegando a estes apenas funções burocráticas e de pouca relevância". E mais adiante o documento nos diz o seguinte: "(...) Os governos do PT se destacaram na interação com os movimentos, criando formas de participação como o Orçamento Participativo. O governo Lindberg nunca promoveu nenhuma discussão sobre o orçamento com a população, com os movimentos populares ou com os conselhos municipais. Nunca discutiu prioridades de governo, para elaboração de um planejamento de ações que levasse em conta os anseios da população e do movimento".

Mediante a essas afirmações, caríssimos companheiros, eu me indago constantemente: por que o governo do prefeito Lindberg Faria, do PT, em nada se assemelha ao tão propagado "jeito petista de governar"? O que leva o prefeito eleito pelo Partido dos Trabalhadores a adotar práticas governamentais tão distintas àquelas exercidas pelo seu partido? Que decisões o partido vêm tomando para contrapor tais práticas?

São questões que me surgem e não ficam sem respostas. Não sou ingênuo, muito menos purista! É de facílima percepção entender a atual conjuntura analisando o "momento histórico" no qual se deu a pré-candidatura de Lindberg em seu primeiro mandato em nosso (meu) município. É fácil perceber também o quanto fragilizadas estão a política e a participação popular do Partido dos Trabalhadores nesta cidade. Ora, será que é tão absurdo assim constatar que "(...) a principal marca do governo foram ações de caráter eventual, que produziram resultados pontuais com claro objetivo midiático"? Principalmente quando sabemos que a aposta no então candidato Lindberg Farias, em detrimento a de um quadro da política municipal, se deu, dentre outros motivos aparentemente complexos, em função do tal apelo "midiático nacional" . Nesse sentido, companheiros e companheiras, eu penso que, não invalidando a importância deste documento e da luta de nossos vereadores, estamos "chovendo no molhado"; vivenciamos o que o poeta chamaria de "crônica de uma morte anunciada". É claro que nossa voz não deve e não vai se calar diante de tantos absurdos! No entanto, acrescento aqui, a necessidade de voltarmos nossas críticas e indignações contundentes à principal (ou uma das principais) fonte de nosso (ou seria somente meu?) descontentamento: o Partido dos Trabalhadores, o PT! É chegada a hora de o partido assumir sua responsabilidade e culpabilidade frente aos movimentos, não somente a seus filiados e militantes mas à sociedade como um todo.

Faz-se necessário, ao PT, despir-se desta fantasia vimitimizadora que não lhe cai bem, e ter claro para si mesmo o quão é protagonista desta tragicomédia de bufões conhecida como: Governo Lindberg Farias.

Eu sou Marcos Serra, ator e professor de artes cênicas. Sou militante da cultura neste município, fui presidente do conselho municipal de cultura durante 2 anos e me filiei ao Partido dos Trabalhadores em março de 1988".

6.2.09

Lançamento oficial

Por Claudia Maria

O lançamento oficial da Escola Nacional de Saúde (ESP) como uma das gestoras da Saúde em Nova Iguaçu vai acontecer segunda-feira, às 11h, no Sylvio Monteiro. Se tivessos conselho de saúde até que seria bom eles estarem por lá. Mas como o nosso conselho é o da doença de nada vai adiantar a presença de conselheiros. Mas seria bom que amigos do Blog e da cidade fossem até lá para ver de perto o início de mais uma gestão na Saúde no governo Lindberg sem escrúpulos de Farias.

Fechou o caixão!

Por Claudia Maria

Agora é oficial, está na coluna Informe de O Dia. O cargo de secretário de Saúde será extinto. Quem vai controlar o sistema será a Escola Nacional de Saúde da FioCruz. Mas, o coordenador será o atual diretor do Hospital da Posse, Marcos de Souza. Segundo a nota, ele ficará submisso à Escola. Agora minha opinião: Os vereadores devem convocar imediatamente os responsáveis por essa escola para saber quais serão as medidas de impacto para tentar reverter o caos em que o prefeito Lindberg não estou nem ai de Farias meteu a cidade. Além disso, será preciso saber também qual o papel do doutor Marcos nesse novo sistema. Marcos é um profissional respeitado mas tem se mostrado omisso diante dos problemas enfrentados no Hospital da Posse. Há quem diga que seria pior se não fosse ele o diretor. Mas, sabemos que a unidade enfrenta a pior crise de sua história assim como todo o resto do setor de saúde na cidade. Ainda não temos como saber se Marcos vai conseguir segurar esse pepino. Não podemos esquecer também que o prefeito, infelizmente, não mudou!!! Na verdade, o grande responsável por tudo que está acontecendo na cidade é ele. A Saúde já teve gente boa por lá como Valcler e Sueli e nada adiantou. Marcos, a escola, universidades, fundações e adjacências de nada vão adiantar se o prefeito não mudar sua maneira de administrar.

5.2.09

Novela continua

Por Claudia Maria

A novela com o secretário da doença, Walney Rocha, continua. Dizem que ele não passa de amanhã. Como escreveu Almeidinha, o nome do ex-vereador Fausto 100% já foi cotado, mas tem também um técnico da FioCruz que pode ser o número 7. No entanto, contudo, todavia, tem ainda um terceiro nome que ainda não confirmamos e os boatos da tal fundação. Mas, uma coisa é certa, cobrir o rombo que existe hoje na Saúde não será tarefa fácil para ninguém.

Correio em Perigo

Por Claudia Maria

Vamos começar uma campanha para salvar o jornal Correio da Lavoura. O jornal não pode ser mais uma vítima do governo Lindberg não estou nem ai de Farias. A classe de jornalistas da cidade vai se unir para tentar ajudar. O governo já fechou a Associação Caridade Hospital Iguaçu, está fechando o hospital do Câncer e vai fechar a clínica de Hemodíalise. Agora, precisamos impedir que o jornal mais antigo da região também deixe de circular por causa desse governo.

4.2.09

Essa foi demais!

Por Claudia Maria

Foi bom eu não ter conseguido chegar a tempo ontem da audiência pública na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Não sei se teria aguentado ouvir calada o que o secretário de desplanejamento disse com um sorriso nos lábios. Está tudo gravado e filmado. Ele disse que a Prefeitura não tem dívidas!!! Disse que só reconhece como dívida com a Light R$ 1,5 milhão. O secretário teve o despautério de dizer também a que a Prefeitura só deve aos imóveis que estão com irregularidades. Alguém precisa contar ao secretário uma Prefeitura não pode firmar contrato com quem está na ilegalidade. Deve contar também que existem ações de despejo na Justiça. Uma delas é do proprietário do prédio onde funciona a secretaria de Saúde. A Prefeitura deve também às igrejas evangélicas e católica. A dívida com a católica passa dos R$ 40 mil. Será que o bispo também está com os prédios irregulares? E quanto ao terreno onde funciona a Secretaria de Trânsito? O prefeito não paga o aluguel desde o primeiro ano do primeio mandato!!! Se está irregular por que ele ainda não saiu de lá? Sabe o nome que minha mãe dava para isso? CALOTE ou ainda MÁ FÉ!!! Por favor, secretário, não queira nos fazer de bobos! Já foi o tempo que discursos como o seu funcionavam. Uma prova disso é que o vereador Thiago Portela já mandou ofício para a Light para saber de quanto é a dívida. A informação que o vereador tem é de que a dídivca passa dos R$ 40 mil. Esta no Extra de Hoje a dívida com o hospital oncológico que é de R$900 mil.

E ele diz que a Prefeitura não tem dívidas

Por Claudia Maria

Abaixo matéria de hoje no Extra.


Doentes com câncer podem ficar sem atendimento em Nova Iguaçu devido a dívida da prefeitura
Fernando Torres - Extra




RIO - Uma dívida de R$ 900 mil da Prefeitura de Nova Iguaçu com o Instituto Oncológico está ameaçando o tratamento de 1.050 pessoas com câncer, que precisam se submeter a sessões de quimio ou radioterapia para continuarem a brigar pela própria vida. Na lista da angústia, nomes como Margarida Barbosa, de 65 anos, que têm câncer de mama, e Ronaldo Jorge da Annunciação, de 53 anos, com um tumor na próstata ( assista: paciente relata o medo de ficar sem atendimento ).

- Meu problema foi descoberto logo no início, o que aumenta as minhas chances. Não posso parar o tratamento porque minha vida depende desse acompanhamento médico - afirma Ronaldo.

Na última sexta-feira, os funcionários da unidade entregaram uma carta aberta aos pacientes, explicando os motivos da interrupção

O próximo

Uma fonte disse a este Blog que o ex-vereador Fausto 100% será o próximo secretário de Saúde. Primeiro suplente do PDT para a Câmara, Fausto é ligado ao deputado Walney e ao grupo de Aluízio Gama. Vamos esperar para ver.

O zero seis saiu...

Walney Roxha deixa a secretaria de Saúde na condição de sexto titular da pasta em menos de cincom anos. Que vwenha o zero sete. Aliás, dizem que o prazo de validade do próximo secretário é curto. Estão abertas as apostas: um mês, dois meses ou seis meses?

Mais Vasco Barcelos

Por Claudia Maria

Chegaram a esse blog denúncias de que alguns vereadores estão controlando o atendimento no Posto de Saúde Vasco Barcelos. Nosso conselho aos vereadores que compõem a comissão de Saúde é de que eles procurem saber o que está acontecendo já que uma laranja podre pode estragar todo o cesto.

Vergonha!

Por Claudia Maria

A situação da Saúde é tão crítica em Nova Iguaçu que o Posto de Saúde Vasco Barcelos está sem o Kit para fazer o exame de HIV. Com isso, as pessoas precisam procurar o Hospital da Posse que está sobrecarregado ou ir para hospitais do Rio. Além disso, tem gente sendo mandada para o Posto de Saúde de Miguel Couto. Temos notícias de que lá já aconteceram quatro exames positivos que, quando confirmados em outro lugar, deram negativo!É um descaso tão grande com a população que deveria dar cadeia!

Pediu prá sair

Por Claudia Maria

Como o Blog havia antecipado o secretário da doença, Walney Rocha, pediu prá sair. Dizem que a exoneração do moço sai nos próximos dias. Ele sai antes da audiência do dia 10. Dizem também que o prefeito Lindberg não sei o que faço de Farias, vai levar uma ong para administrar o que não tem adiministração. Outros dizem que será um técnico da Fiocruz quem vai assumir. Vamos ver. Uma coisa certa, seja quem for, é impossível cobrir o rombo na Saúde.

Descaso

Ontem o secretário Ricardo Coelho negou, em audiência pública, que a Prefeitura de Nova Iguaçu está com dívida. Passo a caneta para Claudinha comentar... Mas antes falarei de uma dívida que pode compremeter a história da cidade.

O prefeito Lindberg Farias não só deixa de preservar nossas raízes e costumes, assim como arruína as existentes. Falo do jornal Correio da Lavoura, que durante 91 anos ininterruptos circula semanalmente nas bancas, levando informações e resgatando a memória da nossa cidade. Ao contrário do que diz o secretário Ricardo Coelho, o Correio da Lavoura atravessa uma crise financeira em razão de uma dívida da Prefeitura para com o jornal. Este valente semanário que resistiu nove décadas, enfrentou regimes políticos truculentos e gestores antipáticos. Resistiu até os dias atuais, mas está sofrendo com o aventureiro e ignorante desenibido prefeito. Nos últimos dias o velho Correio da Lavoura está tirando "água de pedra" para continuar chegando às bancas. Enquanto isso, a dívida existente da Prefeitura de Nova Iguaçu passa a ser a única solução para manter o tradicional Correio da Lavoura nas ruas. As famílias de bem desta cidade devem saber que esse patrimônio histórico de Nova Iguaçu virou um "paciente em estado terminal", vitimado por uma pessoa que não é dessa terra e que não preserva seus valores, chamada Lindberg Farias.
A falta do pagamento das publicidades veiculadas pelo Correio da Lavoura mostra com clareza, para a toda família tradicional desta terra, a falta de compromisso de um governo como o atual.

Inferno astral

Tudo me faz crer que o prefeito Lindberg Farias voltou a ter o seu inferno astral nos jornais. Hoje, por exemplo, o jornal O Dia publica uma matéria onde mostra que crianças estão indo para as escolas em carrinhos de mão. Tal invenção se chama "carrinho de mão escolar" e foi criada para evitar pisar na lama. Já no jornal Extra, também na edição de hoje, o jornal mostra a agonia das pessoas que terão que suspender o tratamento contra o câncer por falta de pagamento da Prefeitura. Já no blog da Baixada, do jornal O Globo, um leitor reclama das obras paralisadas e insinua que o prefeito fez obra eleitoreira. O dia não começou bem para Lindberg Farias...

3.2.09

Hospital do Câncer fechado

Por Claudia Maria

Depois de fechar a Associação Caridade Hospital Iguaçu que tinha 70 anos de funcionamento na cidade, o governo do prefeito Lindberg sem escrúpulos de Farias, está tentando fazer o mesmo com o Hospital do Câncer. Há mais de 30 anos que a unidade presta serviços em Nova Iguaçu e já interrompeu as atividades por três vezes em menos de três meses. O motivo é sempre o mesmo: o governo não repassa o dinheiro que recebe regularmente do SUS. Mais de 4 mil pessoas estão prejudicadas e a dívida passa dos R$ 2 milhões. E ainda tem gente que tem coragem de defender um governo como esse! O prefeito, o secretário, o pessoal do conselho e os vereadores deviam ser responsabilizados criminalmente. Trata-se de homicídio!

2.2.09

Fresquinha

Por Claudia Maria

Os últimos boatos dão conta de que o secretário da doença, Walney Rocha, será substituido por uma ONG. Isso mesmo, caros leitores, o prefeito Lindberg sem limites de Farias estaria se preparando para colocar uma ONG administrando o caos em que está o setor da Saúde na cidade. Vamos ficar atentos.

PS. Alguém pode me dar notícias do falecido Conselho Municipal da Doença?

Pavimentando

Por Claudia Maria

Depois de dar uma olhada mais atenta para algumas secretarias da Prefeitura de Nova Iguaçu ficou claro que o prefeito Lindberg mui amigo de Farias está tentando agradar em demasia o pessoal do PDT. Se não vejamos: A Codeni, as secretarias de Trânsito, Trabalho, Saúde e agora a Fenig, são todas indicações do senhor Aluísio Gama e dizem que vem mais por ai. Das duas uma: ou o prefeito está muito preocupado mesmo com o Tribunal de Contas ou está namorando o PDT. Se der casamento, Lindberg fui de Farias poderá sair candidato ao governo do estado pelo antigo partido de Leonel Brizola. Tenho certeza de que Brizola, hora dessas, está se remexendo no túmulo. Cruzes!

Release da Câmara

"O secretário municipal de Controle Interno, Despesas e Planejamento de Nova Iguaçu, Ricardo Coelho, participa amanhã, às 15 horas, de audiência na Câmara de Vereadores. Na pauta, a prestação de contas do Executivo relativa aos últimos quatro meses de 2008, ou seja, os presentes poderão saber quanto a prefeitura arrecadou e quanto gastou neste período. O presidente da Casa, vereador Marcos Fernandes, e o presidente da Comissão de Orçamento, vereador Carlos Ferreira, afirmam que a audiência será aberta ao público. A CMNI fica na Travessa Rosinda Martins, 71, 4º andar, no Calcadão, em cima do Ponto Frio"

1.2.09

Alô governador!

Por Claudia Maria

O grupo de vereadores de Nova Iguaçu que está na oposição resolveu pegar pesado. Eles vão agendar um encontro com o governador Sergio Cabral. Já que o prefeito Lindberg nadando contra a maré de Farias, não quer parceria com o governo do estado os vereadores resolveram procurar por conta própria.

Ele amarelou

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg é ruiimmm de Farias não foi ao encontro marcado com a executiva no Rio. A desculpa foi de que ele precisava ir à Brasília. Mas, correm nos bastidores a informação de que ele não apareceu por lá porque ficou com medo do que poderia encontrar. A verdade é que a executiva do partido no Rio não está nada satisfeita com o prefeito. As tentativas de controlar a bancada do PT na Câmara não foi bem recebida. Além disso, alguns petistas não estão nada satisfeitos com a insistência do rapaz de se eleger governador do Estado.