Caros amigos, conforme prometemos ontem, este BLOG publica parte da carta elaborada pelo Conselho Municipal de Saúde. Ela ainda falta os arremates finais, mas será assinada às 10h da manhão no MAB. Em seguida, os conselheiros farão uma caminhada até à Câmara para protocolarem o documento, justamente no momento em que Sueli Pinto estará prestando contas. Este trecho que o BLOG vai publicar é apenas uma parte da carta, que sua íntegra só será divulgada hoje:
"Carta Aberta
O Conselho Municipal de Saúde, que tem como finalidade lega, fiscalizar e deliberar sobre as ações da saúde, vem organizando todas as conferências em nosso município elegendo os conselheiros e discutindo propostas para a formatação do Plano Municipal de Saúde.
A última Conferência de saúde foi marcada pela mobilização da sociedade civil organizada, o que demonstra o interesse de participação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde em nosso Município.
Os atuais gestores, tendo a frente à secretária de saúde, vem desenvolvendo ações em consonância com as lutas históricas deste conselho, tais como:
Participação popular das decisões inerente a sua pata;
Implantação dos Conselhos Gestores;
Gestão do Fundo Municipal de Saúde, mesmo em parte, pelo Gestor da pasta;
Implantação da Central de agendamento de consultas e exames complementares;
Implantação do Comitê de Combate a Mortalidade Infantil;
Captação de mais recursos para o Hospital Geral de Nova Iguaçu;
Criação do organograma da Secretaria de Saúde
Conseiderando todos os pontos alencados, não compreendemos os motivos que estão sendo veiculados na imprensa dando conta da substituição da atual secretária, no momento em que paralelamente denúncias de irregularidades quento à aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde desviados para a ciranda financeira o que vem levando a desasistência à população que busca atendimento na rede, demonstrando assim que se faz necessário, como tem sido luta da da atual secretaria de de uma gestão plena do FMS, o que não é uma questão política e sim das leis que regulam o SUS , por isso esta carta de repúdio a esta situação e em defesa do SUS..."
Caros amigos, quem acompanha este BLOG sabe que foi aqui que, publicamente, foi falado do dinheiro federal para a saúde e que estaria sendo investido em fundos de renda fixa. Hoje, pelo menos R$ 51 milhões que deveriam ser aplicados nos postos de saúde estão na orgia financeira, gerando lucros no mercado especulativo, mercado esse que o menino Lindberg Farias, quando deputado raivoso no Congresso, não se cansava de denunciar. Há anos o Conselho Municipal de Saúde vivia em estado de letargia em relação aos problemas do município. Poucos foram os mnovimentos levantados pelo Conselho, como este que acontece hoje. Este BLOG, sem a falsa modéstia, tem o orgulho de ter provocado esta reação nos conselheiros. Mais orgulho ainda em saber que neste movimento, lado a lado, estão membros de oposição e aliados do governo. Investir o dinheiro da saúde na sáude seria, no mínimo, um dever desta administração. Quando o prefeito Lindberg Farias anuncia com satisfação um seperávit em suas contas, ele mostra que desconhece a realidade do povo que dorme nas longas filas que se montas às portas dos postos de saúde. Quando este menino chamado Lindberg Farias tenta enganar as pessoas falando que o Banco Interamerica de Desenvolvimento mandará para Nova Iguaçu mais de U$ 110 milhões, para obras de saneam,ento, pavimentação e urbanização, vejo que ele é um mentiroso. Isso mesmo: mentiroso. Qualquer cidadão pode fazer contato com a assessoria do BID, conforme fez este BLOG através da jornalista Cláudia Maria, vai perceber que isso é uma balela eleitoral desse menino mimado e que trata dos interesses públicos como brinquedos da suas recente infância. É preciso dar uma bats e mostrar a este rápaz vindo de terras longínquas que Nova Iguaçu não é pólo de "otários", conforme ele deve pensar. Linddberg Farias, por mais que sua administração tome novos rumos, se tornou uma das piores páginas na história da administração deste município, se não a página mais horrenda e repugnante. Esperamos que o Coselho Municipal de Saúde tenha êxito na sua reivindicação. Quem passa pelos postos de saúde, na parte da manhã, sabe que esta luta parece mais aquela de quem quer viver contra aquele que quer alimentar o mercado especulativo financeiro. Não deixaremos que ele faça dessa terra seu laboratório maquiavélico administrativo. Maquiavél, apesar de parecer moderno como Lindberg Farias se faz parecer, é um velho caquético de mais de 500 anos. Acorda Lindberg, porque o povo não vai mais cochilar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário