2.10.13

Nova Iguau festeja 10 anos do Estatuto do Idoso

       Com o tema “Qualidade de vida na terceira idade”, a Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou ontem uma festa em comemoração ao Dia do Idoso, no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), que teve como objetivo celebrar os dez anos do Estatuto do Idoso.
      O evento contou com uma palestra sobre qualidade de vida e violência contra pessoas da terceira idade da promotora de Proteção ao Idoso e a Pessoa com Deficiência do município de Nova Iguaçu, Rosana Rodrigues Alves Pereira, além da presença da secretária Municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, da subsecretária Cristiane Lamarão, da presidente do Conselho de Defesa da Pessoa Idosa de Nova Iguaçu, Marilena Rocha Francisco, da vereadora Giane Jura – representando  o presidente da Câmara dos Vereadores, Mauricio Moraes – e da coordenadora do Esmuti, Olindina Lopes.
      A festividade contou com diversas atrações como o Coral de Vozes do Esmuti e a mostra de dança dos idosos frequentadores do local com coreografia do professor Antônio Carioca. Aracy Miranda, 65 anos, frequenta o local desde o início de 2013 e diz que não só a dança, mas todas as atividades que o Esmuti oferece servem como incentivos para todas as pessoas da terceira idade. “Acho muito bom esse apoio que nos dão, pois a maioria de nós se sente impotente. Com diversas atividades, como a ginástica e a aula de dança, nós exercitamos não só o corpo, mas também a mente”, disse.
 Durante o evento, a secretária Cristina Quaresma parabenizou todos os idosos e anunciou que o município irá ganhar mais dez postos do centro destinado aos idosos e que dois deles já têm locais definidos: os bairros Califórnia e KM 32.  “Essa é a maior prova que o município respeita o idoso. Dois novos postos já estão sendo construídos e acredito que até o final do ano um deles já estará pronto, o do KM 32”, contou.
 
     O Esmuti é um órgão ligado à Semas que visa atender a população que se encontra na faixa etária acima de 60 anos, na modalidade de Centro de Convivência e fica localizado na Rua Luiz de Matos, 736, no Bairro da Luz.  No local são atendidos cerca de 700 idosos em diversas atividades como: pintura em tecido, crochê e tricô, toalhas com fitas, meias de seda, vagonite, origami, coral, teatro, violão, Jongo e etiquetas, alongamento, ioga, dança de salão, dança sênior, tai-chi-chuan, fisioterapia, hidroterapia, atendimento de enfermagem e massoterapia.

Nenhum comentário: