3.10.13

Recebi do amigo Henrique Diniz

                         NOTA DE ESCLARECIMENTO DA MISSA DA GRAÇA
Em atenção à reportagem do Jornal O Globo de 29/09/13, a Catedral de Nova Iguaçu esclarece que a Missa da Graça, realizada às Sextas-Feiras nesta Sé de Santo Antônio, é realizada conforme a Liturgia da Santa Igreja, tendo como compromisso a celebração do mistério eucarístico e o conforto espiritual dos fiéis.
       Agradecemos ao Jornal O Globo por nos visitar, mas não concordamos com o subtítulo da matéria que atribui à Missa da Graça a alcunha de "missa da dor de cotovelo", algo estranho a esta comunidade. Tampouco podemos admitir as comparações de nossa Missa com elementos totalmente estranhos à nossa liturgia, como o cenário de uma banda de rock. Também esclarecemos que não há adoração a quaisquer objetos, mas sim ao Santíssimo Sacramento que "não representa a figura de Jesus Cristo", como sugere a reportagem, mas que, para nós, é o próprio Cristo presente na Hóstia Consagrada. Cabe também a correção de outros equívocos da reportagem como quando, a certa altura, cita elementos que existem em qualquer Missa e os apresenta como se fossem excentricidade, como por exemplo, a cesta de intenções. E ainda, se não bastasse, a reportagem fala de coisas que não acontecem na Missa da Graça como, por exemplo, "um poste à entrada da Igreja (onde) homens deixam seus telefones para contato das mulheres". Isto não é verdadeiro.
      Convidamos todos os que acompanharam a reportagem para que nos visitem e comunguem conosco da presença real Daquele que é o único centro de nossas celebrações e nossa fé: Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo presente na Bíblia, na Eucaristia e na vida de nosso povo querido e sofrido da Baixada.
Catedral de Santo Antônio, 02 de outubro de 2013.
Festa dos Santos Anjos da Guarda.
Pe. Marcus Barbosa Guimarães
 
Ps. do Almeida: A nora acima é do Pe. Marcus Barbosa. Já o amigo Henrique Diniz o comentário dele relação Missa da Graça, denominada pelo jornal O Globo outra forma. Vejamos, abaixo, o que escreve Henrique Diniz:
 
"Como Cristão Católico praticante, ao ler a matéria no Jornal O GLOBO(29/09/2013), senti no texto escrito, aparentemente por um profissional, maldades em suas interpretações com relação a Liturgia da Santa Igreja Católica. O profissional de jornalismo tem que ter sensibilidade, educação e respeito ao se referir a qualquer religião, qual, são frequentadas por milhares de cidadãos que acreditam no Deus vivo, verdadeiro, que esta sempre presente em nossas vidas. Caso, o profissional tenha outra religião, que se mantenha na postura adequada, como tal deve ser. Como Cristão Católico, repudio essa matéria como foi escrita e ao mesmo tempo, peço a Deus perdão por essa alma, que pelo escrito, deve ter algum tipo de desiquilíbrio, talvez emocional. Vou rezar para que esse profissional se sensibilize e reconheça o fato abordado e que Santo Antônio, lhe dê luz e sapiência em sua profissão. 
Henrique Diniz - Representante da Pastoral Social do Regional III - Nova Iguaçu-RJ"

Nenhum comentário: