21.10.13

Bornier anuncia instalação de base do Samu em Tinguá

                                                                   Everton Barsan/Semus
Prefeito anuncia melhorias para moradores de Tinguá 

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, anunciou, no sábado, uma série de melhorias para Tinguá, entre elas a instalação de uma base descentralizada do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) na localidade, que fica distante cerca de 26 quilômetros do Centro. Acompanhado da vice-prefeita, Dani Nicolasina, o prefeito participou da cerimônia de posse oficial da nova mesa diretora da Associação dos Moradores e Amigos de Tinguá e aproveitou a ocasião para detalhar as mudanças. 
     “Nos próximos dias traremos uma ambulância do Samu que ficará a disposição dos moradores, preparada para atender qualquer emergência 24h por dia. No ano que vem, vamos entregar o primeiro Centro de Convenções de Tinguá, atraindo mais cultura e desenvolvimento econômico para essa região. E vamos ainda transferir o atual posto de saúde de Tinguá para um imóvel mais perto do Centro do bairro”afirmou Nelson Bornier.
        Segundo Bornier, a ambulância estará na localidade até o final do mês e será usada para prestar os primeiros atendimentos no local e, se houver necessidade, em caso de emergência, transportará o paciente até a unidade de saúde mais próxima, como a Unidade Mista José da Silva Rego, em Vila de Cava ou o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI).
A visita do prefeito ao bairro também foi acompanhada de uma ação da secretaria municipal de Saúde. Por meio do Ônibus da Saúde, a Prefeitura levou aos moradores atendimento médico e odontológico, exames de preventivo, aferição de pressão arterial, aplicação de flúor e dicas de escovação correta às crianças através do setor de Saúde Bucal. Cerca de 300 pessoas foram beneficiadas com os serviços.
“O Ônibus da Saúde já realizou mais de 10 mil atendimentos nos últimos três meses, levando saúde e mais qualidade de vida a todos, de forma preventiva. A descentralização do Samu é uma forma de levarmos para localidades mais distantes do Centro o atendimento móvel de urgência de forma rápida. Nossa gestão vem buscando cada vez mais melhorar o serviço na saúde, com resultados positivos, como o aumento de atendimentos do Samu, que subiu mais de 300% no mês de agosto, comparado com o mesmo período no ano passado”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.
Para o presidente eleito da Associação dos Moradores e Amigos de Tinguá, Manoel Gomes Cavalcante, o lugar está voltando a ser reconhecida pelo poder público.
“Ficamos muito felizes em saber que a atual gestão olha para nossa região não só como uma das mais importantes reservas biológicas, mas também com grande potencial de crescimento econômico, cultural e de turismo. Essa parceira com a prefeitura só trará melhorias na qualidade de vida da população”, garante.

A nova mesa diretora para o triênio 2013/2016 é composta por: Manoel Gomes Cavalcante (presidente), Cesár Fernandes Sanches (vice-presidente), Ara Alonso da Silva (secretária geral), Izio Masetti (tesoureiro geral), Nivaldo (diretor de patrimônio), Sebastião Machado (diretor social) e Sebastião Vieira da Silva, Edivaldo Vieira e Marcos Gouvêa (conselho fiscal).

Nenhum comentário: